Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

11ª Semana de Saúde Bucal de BC começa no sábado, 19

O Centro de Especialidades Odontológicas iniciará a Semana de Saúde Bucal, no dia da abertura, os atendimentos odontológicos serão voltados à mulher

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) iniciará neste sábado (19), a 11ª Semana de Saúde Bucal. No dia da abertura, os atendimentos odontológicos serão voltados à mulher, em virtude do Dia “D” da campanha Outubro Rosa. Os agendamentos ocorrerão das 8h às 14h no CEO, localizado na Rua Ceará, nº1, Bairro dos Estados.

A ação ocorre todos os anos, com o objetivo de ampliar os cuidados com a saúde bucal, com ênfase ao câncer de boca. “Nos últimos anos o câncer bucal vêm aumentando, é importante chamar atenção da população para a prevenção, sinais e sintomas. Uma das orientações de prevenção é o paciente realizar o autoexame e se houver qualquer alteração comunicar o dentista”, declara a diretora de saúde bucal, Priscila Teixeira.

Entre os dias 21 e 24, a unidade móvel estará na Unidade Básica de Saúde Central, realizando atendimento odontológico preventivo, exames clínicos com foco no câncer bucal e orientando sobre a importância do autoexame, além de instruções de promoção e prevenção de outras doenças bucais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para finalizar a semana de saúde bucal e celebrar o Dia Nacional do Cirurgião Dentista, uma palestra será dada aos Cirurgiões Dentistas (CD) Técnicos em Higiene Dental (THD), no Centro de Especialidades Odontológicas, às 9h.

Sobre o câncer bucal

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, céu da boca, bochechas, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. Geralmente, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são as principais causas da doença. Segundo uma previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há a estimativa de 14.700 novos casos de câncer bucal biênio 2018/2019.

Alguns dos sintomas são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em casos mais elevados são observados os sintomas de dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e a sensação de que há algo preso na garganta. O autoexame é bem simples e feito pelo próprio paciente na frente do espelho.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.