Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

997 livros foram emprestados no 1° mês de reabertura da Biblioteca Municipal

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

No primeiro mês de funcionamento da Biblioteca Municipal Machado de Assis após ter ficado 33 dias fechada para evitar a disseminação do coronavírus, 997 livros foram retirados pelos frequentadores. No mesmo período (de 20 de abril a 19 de maio), houve a devolução de 1.269 obras.

LEIA TAMBÉM:
282 carros de São Paulo entraram em Balneário Camboriú desde quarta-feira

O número de exemplares emprestados e devolvidos é considerado alto para o momento de pandemia, levando-se em conta que a comunidade acadêmica, escolar e boa parte do público da biblioteca que faz parte do grupo de risco estão em isolamento, de acordo com a diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins. “A média é baixa dentro do funcionamento normal, mas achamos alta considerando a quarentena. É um indicativo de que as pessoas estão aproveitando para ler no período de isolamento social”, diz Lilian.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, mas com restrições. Não é permitido estudar no local neste momento de pandemia. O horário de atendimento é das 8h30 às 18h, somente para a devolução e empréstimo de livros. O tempo de permanência é de, no máximo, 10 minutos. É obrigatório o uso de máscara. Podem entrar, no máximo, duas pessoas por vez. Os frequentadores têm de respeitar a distância social de 1,5 metro na fila.

No primeiro mês após a reabertura, foram 20 dias úteis trabalhados e um fluxo de 600 pessoas. Antes da pandemia de COVID-19, a média era de 200 pessoas por dia, que procuravam a biblioteca para empréstimos de obras, devoluções, pesquisas, telecentro e consultas a jornais e revistas.

Novos cadastros são feitos por e-mail

O empréstimo de exemplares é permitido somente a usuários cadastrados, que morem em Balneário Camboriú ou em municípios vizinhos. Em razão do coronavírus, o cadastramento de novos usuários está sendo feito por e-mail, com o envio de foto, documento de identidade e comprovante de endereço (para evitar o manuseio de papéis). O interessado deve entrar em contato pelo e-mail bibliopmbc@gmail.com ou ligar para o (47) 3361-8205. Na semana passada, quando o cadastramento de novos usuários foi retomado, houve 27 cadastramentos.

Livros podem ser escolhidos pela internet

Para ficar o menor tempo possível no lugar, o leitor pode escolher os livros que deseja levar para casa pela internet, por meio da Plataforma Pergamum http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/ . Caso contrário, terá só cinco minutos para procurar as obras no acervo, que foi previamente higienizado. Os livros que ainda não estão na base do Sistema Pergamum podem ser solicitados e reservados. Haverá um prazo de dois dias para inserção na obra no sistema para posterior empréstimo. O usuário será informado assim que o processo estiver concluído para finalizar o empréstimo. Durante a pandemia, é possível a retirada de até cinco livros por pessoa. A biblioteca fica na 3ª Avenida, esquina com a Rua 2500, no Centro de Balneário Camboriú.

Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, que funciona no mesmo prédio, está apenas com atendimento por telefone (3361-8205) ou on-line (e-mail arquivo@bc.sc.gov.br).

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.