O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município (BCPrevi) formalizou nesta sexta-feira (27) a compra do terreno da Rua 1500 onde funciona a UBS Central de Balneário Camboriú. O imóvel, anteriormente pertencente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estava sob disputa judicial que ameaçava a permanência da unidade no local.
A negociação foi viabilizada após autorização legislativa e prevê que o Município pague aluguel ao BCPrevi até a construção de uma nova UBS. O terreno possui 2.233,66 m² e foi adquirido pelo valor de R$ 19,44 milhões.
A prefeita Juliana Pavan afirmou que a solução foi construída por meio de articulação institucional. Já o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que o acordo regulariza a situação do imóvel e garante continuidade ao atendimento de saúde.
O terreno será destinado futuramente à instalação da sede própria do BCPrevi. Conforme a direção do instituto, a medida atende ao princípio da eficiência administrativa, amplia a capacidade de atendimento e evita despesas com locação.
O caso teve origem em 1987, quando o terreno foi transferido ao INSS para saldar dívida do município. Posteriormente, foi construída no local a unidade de saúde. Após decisão judicial definitiva em 2022 e prazo para desocupação fixado em 2024, as negociações para aquisição do imóvel foram iniciadas em fevereiro de 2025, resultando na formalização da compra.

