Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Atendimento de haitianos no Ruth Cardoso será apresentado em Congresso Sul Brasileiro

Além da reflexão sobre as barreiras de comunicação existentes nos serviços de urgência e emergência, o HMRC busca ouvir as palavras e silêncios dos pacientes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

As acadêmicas de enfermagem, Jeane Cristina Ramos de Campos e Thais Jéssica Ramos, da Universidade do Vale do Itajaí apresentarão na segunda edição do Congresso Sul Brasileiro de Emergência Adulto e Pediatria (SBMEDE), que começa nesta quinta-feira (05), o resumo do trabalho “As barreiras de comunicação no atendimento aos imigrantes em serviços de urgência e emergência”.

O trabalho aborda as experiências das acadêmicas no atendimento de imigrantes haitianos na unidade de urgência e emergência do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC). De janeiro a junho de 2019, o HMRC atendeu 45.280 pacientes não só de Balneário Camboriú, como também de outros municípios da região, deste total, uma quantidade considerável de haitianos foram atendidos.

Segundo as acadêmicas, existe uma barreira entre os profissionais de saúde e estes imigrantes que ocorre por conta do não compartilhamento da mesma linguagem. Na análise realizada pelas acadêmicas, a enfermagem tem um papel de destaque na comunicação não verbal com estes haitianos, por meio de sinais e movimentos corporais. Também foi observado que os atendimentos prestados aos imigrantes foram positivos em relação a barreira de linguagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além da reflexão sobre as barreiras de comunicação existentes nos serviços de urgência e emergência, o HMRC busca ouvir as palavras e silêncios dos pacientes. “O hospital reconhece que humanizar é entregar-se de maneira sincera e leal aos usuários. E é um grande prazer ter a oportunidade de mostrar o papel do profissional enfermeiro da instituição na qual sou colaboradora”, afirma a acadêmica, Jeane Cristina Ramos de Campos.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.