A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú conquistou sete medalhas de ouro no 9º Campeonato Sul-Americano de Kung Fu Wushu, realizado entre os dias 19 e 22 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. A delegação local integrou a seleção brasileira na competição, considerada a maior participação internacional da cidade na modalidade até o momento.
A equipe de Balneário Camboriú foi composta por sete atletas, todos medalhistas de ouro. Quatro deles estrearam em competições internacionais pela seleção brasileira: Kaue Vinícius Martins (Infantil 42kg), Maria Julhia de Souza de Almeida (Infantil 45kg), Guilherme Santos (Juvenil 52kg) e Angeluz Rincon (Juvenil 60kg). Eles se somaram a Claudia Kloh (Adulto 65kg), Erick de Carvalho (Adulto 56kg, bicampeão) e Lucas Pereira Sorin (Adulto 70kg, tetracampeão), que também representaram o município com destaque.
Segundo o treinador e também atleta Lucas Pereira Sorin, o desempenho marca um momento histórico para o esporte local. “Esse foi o evento internacional com o maior número de atletas da cidade até hoje. E todos voltam com a medalha de ouro, incluindo os quatro atletas que estavam estreando pela seleção brasileira”, destacou. Sorin celebrou ainda o título pessoal e a transformação promovida pelo esporte: “Fiz história e coloquei o boxe chinês de Balneário Camboriú e de Santa Catarina no mapa. Mudar a vida dos jovens da minha cidade através do esporte é inexplicável”.
A modalidade disputada foi o sanda (boxe chinês), que representa a vertente de combate esportivo do kung fu. No total, a delegação brasileira foi composta por 20 atletas, sendo sete de Balneário Camboriú, em um dos maiores eventos sul-americanos de wushu realizados nos últimos anos, e o primeiro após a pandemia.