Na segunda-feira (9), a Prefeitura de Balneário Camboriú apresentou e aprovou uma série de mudanças no pacote 3 do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis), com foco principal na inclusão de obras que promovam a ligação viária entre Balneário Camboriú e Camboriú. As alterações foram discutidas em reunião no Paço Municipal com a presença da prefeita Juliana Pavan, equipes técnicas da Secretaria de Planejamento, da Amfri e do Banco Mundial, que financia o projeto.
Entre as mudanças aprovadas estão as melhorias nos acessos intermunicipais com Camboriú, além de pontes, viadutos e túneis que reforçam a mobilidade entre os dois municípios. O pacote atualizado, agora chamado de “Vias da Integração”, inclui ainda a reurbanização da orla do Rio Marambaia, melhorias no sistema viário interno da cidade e conexões mais eficientes com a BR-101.
Destaque especial foi dado à criação de uma ponte ligando a Barra Sul ao Bairro da Barra, bem como à construção de um viaduto tipo promenade, conectando o Centro (Rua 3000) ao Bairro dos Municípios (Rua Angelina), e à requalificação de uma nova via paralela à Avenida das Flores.
Segundo a prefeitura, o Promobis é um projeto de longo prazo, mas a expectativa é que o contrato de financiamento seja assinado até setembro deste ano e que os editais de licitação sejam lançados até o fim de 2025. As obras em Balneário Camboriú devem iniciar no primeiro semestre de 2026.
Principais obras – Vias da Integração
– Melhorias nos acessos intermunicipais com Camboriú (com a execução de grandes obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, além de alargamentos das passagens veiculares existentes na BR-101);
– Reurbanização da Orla do Rio Marambaia;
– Criação de 22 vias de integração (com foco no sistema pedonal, cicloviário, de micromobilidade e do transporte coletivo);
– Ampliação do sistema viário municipal, com a criação de uma ponte entre a Barra Sul e o Bairro da Barra;
– Ampliação do sistema viário municipal, com a criação de um viaduto tipo Promenade, ligando o Centro (Rua 3000) ao Bairro dos Municípios (Rua Angelina);
– Ampliação do sistema viário municipal, com a requalificação/criação de via paralela a Avenida das Flores;
– Ampliação do sistema cicloviário e pedonal municipal, com a execução de três túneis exclusivos para pedestres e ciclistas (entre as marginais Leste e Oeste).