Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

BC confirma 31 casos da varíola dos macacos

Dos casos confirmados, 14 já estão recuperados

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A Prefeitura de Balneário Camboriú faz mais um alerta em relação à ocorrência de Monkeypox (varíola dos macacos) na cidade. Desde a confirmação do primeiro caso, no início de agosto, a Secretaria de Saúde passou a tomar medidas de orientação e cuidados relacionados à doença.

Até o momento, já foram confirmados 31 casos autóctones da doença, sendo 27 de homens e quatro de mulheres, que não viajaram nos últimos meses. Dos casos confirmados, 14 já estão recuperados. A recomendação é que, com o aparecimento dos primeiros sintomas, o serviço de saúde mais próximo seja procurado.

A Secretaria informa que todos os profissionais que trabalham com o atendimento ao público, foram devidamente orientados e capacitados para conduzirem casos suspeitos que possam ocorrer. Todas as Unidades de Saúde, desde as de atenção básica até as especializadas, estão de portas abertas para atendimento aos pacientes com suspeita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Confira, a seguir, quais são os principais sintomas da doença, como é transmitida e quais procedimentos devem ser feitos para prevenção:

Transmissão

A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, secreções respiratórias ou objetos contaminados. Também é possível contrair a doença por meio de gotículas respiratórias e fluidos corporais do contaminado. É importante salientar que qualquer pessoa está sujeita a contrair o vírus, sendo necessário que os cuidados sejam tomados por todos.

Sintomas

O principal sintoma é a aparição de lesões na pele parecidas com espinhas. As lesões podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas comumente no rosto, boca, pés, mãos, peito e região genital. Além disso, podem ocorrer dor de cabeça, febre, dores musculares e fraqueza.

Tratamento

A forma como o paciente vai lidar com a doença será sempre definida pelo médico que a atender. Na maioria dos casos, o tratamento é tópico, com medidas para o alívio dos sintomas e prevenção de sequelas. Antibióticos também podem ser receitados. Recomenda-se o isolamento domiciliar durante o período de transmissão da doença.

Prevenção

Uso de máscaras, evitar contato físico com pessoas que estejam com suspeita do vírus, evitar relações sexuais sem preservativo. Também serve como prevenção a correta higienização de objetos compartilhados.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.