Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de BC reforçará a vacinação contra o sarampo, com início nesta semana. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde e conta com apoio das secretarias de Turismo e Segurança Pública.
O trabalho será feito por meio de busca ativa, priorizando, a cada etapa, grupos com maior risco de exposição ao vírus. A estratégia começa com a imunização de servidores das secretarias de Turismo e Segurança Pública, avançando posteriormente para outros setores.
A medida leva em conta o risco de reintrodução do vírus no Brasil, após registros de surtos em diversos países, entre eles Estados Unidos, Argentina e Bolívia. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que é altamente contagiosa e pode causar complicações graves.
Além dos setores públicos, a campanha deverá alcançar profissionais que lidam diretamente com o público, como motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores de rodoviárias. Em casos específicos, a vacinação será realizada nos próprios locais de trabalho.
Cronograma da primeira etapa:
- Secretaria de Segurança Pública: terça-feira (12) e quinta-feira (14), às 14h
- Secretaria de Turismo: quarta-feira (13), às 10h e às 14h

