Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

BC introduz alimento integral no cardápio da merenda escolar

A alimentação escolar das unidades municipais segue sete cardápios distintos, oferecidos de acordo com a faixa etária da criança

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A merenda escolar servida nas 45 unidades de Balneário Camboriú seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que garante a segurança alimentar e nutricional dos quase 16 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Todo o processo alimentar das unidades está sob orientação das nutricionistas da Prefeitura, que elaboram e acompanham os cardápios das diferentes faixas etárias, do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental.

LEIA TAMBÉM:
Marmita Fit, Vegetariana e do Mar com preços e sabores únicos

A alimentação escolar das unidades municipais segue sete cardápios distintos, oferecidos de acordo com a faixa etária da criança. Os itens ofertados, como cereais, leguminosas, massas, tubérculos, verduras, vegetais, frutas, carnes, ovos, leite, panificados, e fórmulas infantis para crianças de 4 a 12 meses, ganham este ano o acréscimo do macarrão integral, para todos os cardápios. A preparação do requeijão caseiro para algumas modalidades também é uma novidade neste ano de 2020. Para a introdução dessas novidades no cardápio, as nutricionistas fizeram, no ano passado, um teste de aceitabilidade com os alunos, que foi acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O cardápio é variado, com a presença de frutas todos os dias, verduras, legumes, dentre outros. Cada refeição oferecida contém os nutrientes necessários que garantem o crescimento saudável das crianças, dando-lhes disposição para realizar as atividades propostas pelos educadores”, garante uma das três nutricionistas da Rede, Ana Paula Harmel.

Alguns alunos da Rede Municipal, têm restrição alimentar. As doenças mais comuns são intolerância à lactose; celíaca (alergia ao glúten); alergia ao leite de vaca e múltiplas alergias, como a temperos. “Seja qual for a restrição, temos como substituir os alimentos. Quem é alérgico a leite de vaca recebe o leite de soja, ou de arroz, ou ainda sucos”, exemplifica ela, ressaltando que as merendeiras da Rede Municipal participam de constantes cursos de capacitação, informando a responsabilidade sobre essa alimentação e o perigo da ingestão de um alimento impróprio.

Siga o @camboriunews no Instagram

Alguns alimentos bastante consumidos já são padronizados na Rede; caso do pão que é feito pelas merendeiras sem leite e sem ovo, para que quase todas as crianças possam comer, unificando parte da merenda.

Alunos com restrição alimentar

A Lei Federal nº 12.982/14, que garante merenda escolar especial para alunos com restrições alimentares, é cumprida em Balneário Camboriú. Para eles é montado um cardápio especial, de acordo com cada necessidade, produzido pelas nutricionistas do Município.
Para que essa dieta especial chegue ao aluno com restrição alimentar, é necessário que os pais, ou responsável, procure a secretaria da unidade escolar, preencha um questionário com os dados e particularidades do aluno, e anexe ao documento o laudo médico comprovando o problema. Depois desse processo, o cardápio especial será elaborado e encaminhado à unidade.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.