Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Câmara de Camboriú realiza fórum para debater o enfrentamento à violência contra a mulher

III Fórum das Mulheres será realizado na Câmara de Vereadores de Camboriú no dia 9 de outubro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O tema “enfrentamento à violência contra a mulher” dará norte as discussões do III Fórum das Mulheres, que será realizado pela Câmara de Vereadores de Camboriú no dia 9 de outubro (quarta-feira). A psicóloga Marina Corbetta Benedet, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falará sobre aspectos psicossociais e rede de apoio. O evento é gratuito, com início a partir das 18h30min, e toda a comunidade está convidada a participar.

Sob a coordenação dos gabinetes das vereadoras Jane Stefenn (REDE), Inalda do Carmo Bednarski (DEM) e Marcia Regina Oliveira Freitag (PSDB), a 3ª edição do fórum também terá uma palestra sobre sinais da violência, compreensão do silêncio das vítimas e procedimentos a se adotar na procura por ajuda. A fala será feita pela delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila, responsável pelas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, Mulher e ao Idoso (DPCAMI) do Estado.

“A Câmara de Vereadores é representante legítima da comunidade, é onde se desenvolvem políticas públicas com foco no interesse da população. Toda vez que você traz a experiência, você coloca a pessoa na condição de igualdade. Por isso este evento é tão significativo. O Fórum das Mulheres dará condição para que as mulheres se empoderem e busquem alternativas para se desvencilhar de casos de violência”, compartilha a vereadora Márcia Freitag.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As cantoras Julia Meschke e Suelen Laurenço, acompanhadas do músico Felipe Ponte, ficarão responsáveis pela abertura do evento. Eles apresentarão covers de Elba Ramalho, Marisa Monte, Melim e Rita Lee. O evento ainda contará com apresentações de dança das alunas Colégio Recriarte. Duas peças teatrais irão retratar cenas de violência contra a mulher baseadas em casos reais. Uma delas foi produzida pela atriz Ieda Maria e terá a participação de vereadores de Camboriú e assessores da Câmara.

“Por meio da encenação conseguiremos chamar a atenção da comunidade, principalmente para violências sofridas pelas mulheres e que, muitas vezes, passam despercebidas por conta da sociedade em que estamos inseridas. Além disso, a peça de teatro poderá servir como ápice de coragem para quem precisa de ajuda e uma forma de sensibilizar os participantes sobre essa dor”, declara a vereadora Jane Stefenn, que estimulou a produção.

Procuradoria da Mulher – As vereadoras de Camboriú apresentarão a Procuradoria Especial da Mulher, instituída no final de junho, durante o III Fórum das Mulheres. O setor visa proteger os direitos das mulheres e acolher as demandas sociais referentes à violência e discriminação. Desde a criação, apenas dois atendimentos foram realizados.

“Muitas mulheres têm medo de denunciar, da repreensão ou até se sentem desconfortáveis com o ambiente de uma delegacia. A Procuradoria Especial é um ambiente mais leve e Camboriú precisa saber da importância desse espaço para o empoderamento das moradoras”, analisa a vereadora Inalda do Carmo, que assumiu a função de procuradora especial no município.

Confira a programação completa:

  • 18h30min – Apresentação musical
  • 19 horas – Abertura oficial
  • 19h10min – Palestra com a psicóloga Marina Corbetta Benedet
  • 19h40min – Apresentação teatral
  • 20 horas – Apresentação de dança com Colégio Recriarte
  • 20h10min – Palestra com a delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila
  • 20h40min – Apresentação teatral com a equipe da Câmara de Vereadores
  • 21 horas – Encerramento e café colonial

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.