Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Camboriú oferece grupo para gestantes

Visando diminuir um pouco dessa ansiedade, a unidade de saúde do bairro Braço, em Camboriú, atende um grupo de gestantes mensalmente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A gestação é um momento único, mas de alterações físicas e emocionais, que o casal confronta com o medo e as expectativas de se tornarem pais. Visando diminuir um pouco dessa ansiedade, a unidade de saúde do bairro Braço, em Camboriú, atende um grupo de gestantes mensalmente, as quartas-feiras à tarde, na unidade da Vila Conceição. 

Conforme a enfermeira, Simone Moser, 41 anos, o curso é voltado para informações sobre os recursos da maternidade, desmistificação de medos do parto, mudanças físicas na mulher e as alterações emocionais, tanto da mãe quanto do pai. Além de temas mais práticos como materiais que podem ser utilizados no cuidado com o bebê, melhor posição para amamentar, como dar banho, exercícios físicos, posturas corretas e relaxamento para a gestante. “O nosso objetivo é orientar sobre o comportamento durante o parto, mas principalmente sobre as dificuldades que enfrentarão no pós-parto e como resolvê-las”, ressaltou.

As cinco mães que participam do grupo tem entre 19 e 30 anos de idade, sendo que duas delas são de primeira viagem e duas mães de três de terceira viagem. Todas as participantes do grupo de gestantes realizam consultas de pré-natal, ultrassonografias, acompanhamento de saúde bucal, além de acompanhamento médico e com enfermeiras. Por isso, para a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Joyce de Almeida Cruz, o grupo é um grande ponto de apoio e aprendizagem, uma vez que as futuras mamães podem tirar suas dúvidas, dividir suas expectativas da gestação no parto e pós-parto e conhecer os direitos da gestante e do bebê. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Sabemos a importância do apoio às mães, quer seja no período gestacional ou no puerpério. Olhamos o ser humano, a pessoa como um todo, pois ela se torna mãe, mas continua sendo mulher, filha, esposa, amiga, vizinha, entre outras coisas”, frisou Joyce. 

A secretária de Saúde, Elisama de Freitas, lembra que todas as unidades de saúde do município têm preparo técnico para conduzir este tipo de demanda. “É importante que as futuras mamães, que necessitem desse apoio, manifestem interesse durante os atendimentos de pré-natal, ou até mesmo procurem as enfermeiras da unidade. Pois, é a partir dessa demanda que se inicia os grupos”, explicou a secretária, frisando que as dúvidas, orientações e atendimentos também podem ser realizados de forma individual. 

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.