Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Catarinenses recebem SMS sobre casos de Covid-19 perto de suas residências

O Governo do Estado de Santa Catarina já emitiu mais de 120 mil alertas em SMS à população sobre casos de coronavírus

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A partir deste sábado, 11, o Governo do Estado passou a adotar o serviço de alertas via mensagens de texto SMS (Short Message Service) para informar a população sobre casos confirmados de Covid-19 a uma distância aproximada de 200 metros da residência da pessoa infectada. Esse novo serviço é prestado em parceria com a Associação Catarinense de Medicina que disponibilizou a ferramenta tecnológica e o acesso à base de dados. A ação abrange todos os municípios catarinenses. Em Florianópolis, as mensagens estão sendo enviadas pela prefeitura municipal.

LEIA TAMBÉM:
Covid-19: comércios são fiscalizados em Balneário Camboriú

“As mensagens servem para atualizar a população sobre todos os casos positivados até agora em Santa Catarina”, explica o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. Para receber o alerta, não é necessário fazer solicitação ou alterar endereços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como funciona o serviço

Quando um caso é positivado para Covid-19, as informações do paciente são preservadas (anonimizadas), não sendo possível identificar a pessoa nem o endereço exato dela. Mas o sistema estabelece um parâmetro territorial, que neste caso é de 200 metros, para o cruzamento dos dados. Com a identificação dos aparelhos celulares dos residentes em áreas próximas (não há identificação do titular da linha) as mensagens são enviadas.

É importante que ao receber o SMS a pessoa verifique se o CEP listado corresponde ao seu atual endereço. “Caso tenha se mudado para um endereço diferente do apontado no SMS, o usuário deverá desconsiderar a mensagem de alerta, mas continuar a seguindo as recomendações gerais de quarentena”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva.

“Com mais esse serviço, o Governo do Estado amplia a oferta de informação às pessoas, permitindo que cada um possa redobrar os cuidados básicos para evitar a proliferação da doença em Santa Catarina”, explica o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino de Souza.

O Governo do Estado também lançará nos próximos dias uma plataforma, que está em fase final de estruturação, em parceria com a Social Good Brasil, onde disponibilizará um banco de dados com informações atualizadas e detalhadas sobre os casos de Covid-19 no Estado. Saiba mais sobre as medidas para reforçar a inteligência de dados neste link

Siga-nos no instagram

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.