Chuva persistente ao longo do dia gera alagamentos e mobiliza operação emergencial em BC

Defesa Civil registrou alto volume de precipitação e manteve monitoramento de áreas de risco

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News
Receba notícias de BC pelo WhatsApp

A segunda-feira (6) foi marcada por chuva persistente e de forte intensidade em Balneário Camboriú, provocando alagamentos, interdições de vias e mobilização de equipes ao longo de todo o dia.

Desde as primeiras horas da manhã, a Defesa Civil já alertava para o risco de ocorrências associadas ao volume de chuva, como enxurradas e pontos de alagamento. Nas primeiras atualizações, não havia registros de ocorrências graves, mas o cenário começou a mudar rapidamente com o avanço da precipitação.

Por volta das 10h, o acumulado já ultrapassava 80 mm em 12 horas, e os primeiros impactos começaram a ser registrados, especialmente no trânsito. A Avenida Panorâmica teve interdição total, enquanto a Estrada da Rainha também foi bloqueada temporariamente. Pontos de alagamento foram identificados em diferentes regiões, incluindo trechos da Avenida Brasil e vias com acúmulo de água.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No fim da manhã, o volume de chuva atingiu cerca de 117 mm, ampliando os transtornos. Diversas ruas apresentaram alagamentos em bairros como Nações, Barra, Municípios e região central. Diante da situação, a Prefeitura suspendeu as aulas em toda a rede municipal nos períodos matutino e vespertino.

Ao longo do início da tarde, o acumulado chegou a mais de 140 mm em 12 horas. Apesar disso, houve melhora gradual em parte das vias, embora ainda permanecessem pontos de interdição, como na Avenida Panorâmica e em acessos importantes da cidade.

O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) se reuniu para avaliar o cenário e definir novas estratégias diante da previsão de continuidade da chuva, com possibilidade de intensificação ao longo da tarde, associada ao aumento do nível da maré, fator que dificulta o escoamento da água.

Durante o dia, equipes da Defesa Civil, agentes de trânsito e servidores municipais atuaram no monitoramento das áreas mais críticas, orientação à população e organização do tráfego. Também foram preparados abrigos para eventual necessidade de acolhimento.

No período da tarde, os trabalhos passaram a se concentrar na limpeza das vias afetadas, com atuação em regiões como o Bairro das Nações, Barra e Nova Esperança, além da desobstrução de pontos com acúmulo de lama e detritos.

Até o fim da tarde, a maioria das vias já apresentava condições de circulação, embora ainda houvesse pontos com lâmina d’água e necessidade de atenção redobrada por parte de motoristas e pedestres.

A Defesa Civil mantém o monitoramento e reforça a orientação para evitar áreas alagadas e situações de risco. Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 199.

Receba notícias de BC pelo Telegram

Viva BC 62 anos

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.