Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Ciclofaixa de BC receberá fiscalização sobre o uso de ciclomotores

Na semana passada vídeos divulgados no Camboriú News mostraram imprudências e acidentes na ciclofaixa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News


A partir desta quinta-feira (14) até sábado (16), o Setor de Educação no Trânsito junto com Agentes fará abordagens educativas sobre a utilização de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores nas ciclofaixas da cidade. Na semana passada vídeos divulgados no Camboriú News mostraram imprudências e acidentes na ciclofaixa, porém a ação é voltada apenas para os ciclomotores, sendo que diversos flagrantes ocorreram com carros e até mesmo ônibus transitando ou parados na ciclofaixa.

De acordo com a psicopedagoga do BCTrânsito Karine Winter, o objetivo da ação é educar, informar e orientar os usuários deste tipo de transporte. “Vamos reforçar em relação ao uso correto, horários, locais e regras de circulação a serem seguidas de acordos com as resoluções do CONTRAN e os decretos municipais que determinam o regramento e a utilização correta destes equipamentos”, completou Karine. Segundo informações da prefeitura, no início do mês, a ação abordou mais de 150 pessoas.

Entenda as regras para utilização:

Patinetes

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
  • A condução de patinetes, veículos de transporte individual, só será permitida em ciclofaixas ou ciclovias em uma velocidade inferior a 20 km/h. No caso da ciclofaixa da Avenida Atlântica, fica proibido o uso do equipamento entre 8h e 12h de fins de semana e feriados. Além disso, não será permitido transitar por calçadas com o patinete.

Bicicletas elétricas:

  • É permitida a circulação em ciclovias ou ciclofaixas desde que possua espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.

Ciclomotores:

  • Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,2 m. O decreto proíbe a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não será permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas, já que eles podem ameaçar a segurança de outras pessoas que transitam por esses lugares. Para obter a ACC, o cidadão precisa preencher os requisitos exigidos para as categorias A, B e C de habilitação: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir CPF. A solicitação deve ser feita na sede do Detran, na Avenida do Estado, 4243.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.