A Guarda Municipal de Balneário Camboriú, considerada a maior de Santa Catarina em número de efetivo, completa nesse domingo, 3 de maio, nove anos de atuação. Durante quase uma década, a corporação passou por grandes conquistas e tem sido fundamental para fiscalizar e garantir a segurança da população.
LEIA TAMBÉM:
Balneário Camboriú está há 1 dia sem registrar novos casos de covid-19
De janeiro de 2017 até 29 de fevereiro de 2020, a Guarda Municipal prestou atendimento a aproximadamente 75,5 mil ocorrências, totalizando 3.827 conduções e prisões. Entre as ocorrências geradas estão posse de drogas (542), tráfico de drogas (470), mandado de prisão (389), apreensão de arma de fogo (33), veículos recuperados com registro de roubo e furto (146) e furtos, roubo – pedestres, comércio, residências, entre outros (469).
De acordo com o comandante, Antônio Afonso Coutinho Neto, além dos números expressivos, a Guarda Municipal aposta em um trabalho diferente, inovador e voltado ao bem-estar da comunidade. “Hoje, nossa guarda é uma realidade e é responsável, tanto quanto as outras instituições, pela segurança do município. Nos cobramos para realizar uma prestação de serviço à comunidade cada vez mais eficiente”, enfatizou o comandante.
Conquistas: novas atribuições e metologia de trabalho
-fiscalização de trânsito;
-atribuição de fiscal de postura;
-mudança de escala de serviço, gerando melhora na qualidade de vida do guarda municipal;
-redução de quantidade de horas extras e implantação do sobreaviso;
-realização do acautelamento do armamento aos guardas municipais;
-aprovação de parte do Estatuto;
-aumento de quatro cães ao plantel do canil da GM;
-criação do Grupamento do GRR – Grupo de Resposta Rápida;
-criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas;-criação do Grupo de Proteção à Mulher;
-nomeação de 35 novos guardas municipais.
Em relação à estrutura de equipamentos, a Guarda Municipal aumentou o número de viaturas a fim de melhorar o serviço operacional. A corporação conseguiu ainda a doação de dois drones e adquiriu novos equipamentos para o canil e para o Grupo de Proteção Ambiental.
Para proporcionar mais conforto e seriedade à imagem institucional, novas peças do uniforme foram confeccionadas, além das plotagens das viaturas. A Guarda está em processo de licitação para compra de novas armas de calibre mais adequado à atividade policial, bem como para equipamentos químicos para controle de distúrbio.