Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Coronavírus: Resultado negativo para 3 dos 5 casos suspeitos em BC

Os outros dois casos aguardam o resultado de contraprova

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Em nota oficial, divulgada nesta segunda-feira (9), a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que dos cinco casos encaminhados para coleta ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem/SC), deram negativo para o novo coronavírus (covid-19). Os outros dois casos, também encaminhados à coleta para exames laboratoriais, aguardam o resultado de contraprova.

Até o momento, a Secretaria de Saúde monitora seis casos que não apresentam sintomas da doença. Estes pacientes estão em isolamento domiciliar/social, sob o controle da Vigilância Epidemiológica, e seguem todo o protocolo determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Depois de enviar os exames dos casos suspeitos ao Lacem, o laboratório submete as coletas à análise do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, único laboratório no Brasil que realiza o exame para o covid-19.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Secretaria de Saúde em ação

Diante da situação causada pelo novo vírus de infecção respiratória, o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual prevê que: para pacientes que viajaram aos países considerados de risco, ou tiveram contato com pessoas que viajaram para estes países nos últimos 14 dias, preconiza-se que estes pacientes entrem em contato preferencialmente com a Vigilância Sanitária por meio do número de whatsapp (47) 99243-4894.

Os pacientes que fizerem contato e se enquadrarem nos critérios receberão as orientações e a recomendação de permanecer em isolamento social, isto é, isolamento domiciliar. O objetivo desta medida visa evitar a disseminação do vírus, caso seja confirmada a doença.

Sobre a coleta, a Secretaria de Saúde informa ainda que o procedimento é realizado no mesmo momento que o paciente informar à equipe que viajou, ou teve contato direto com outras pessoas que viajaram para os países que estão em área de transmissão local. A coleta é realizada em pacientes sintomáticos, conforme o protocolo da OMS. O procedimento é feito com swab, através de contato com a mucosa oral para coleta da saliva, e mucosa nasal para coleta da secreção.

Número de países monitorados

O Ministério da Saúde monitora 27 países considerados áreas de risco por apresentarem transmissão local do coronavírus. Desta forma, as pessoas que estiverem nesses países nos últimos 14 dias e apresentem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos de covid-19.

Casos no Brasil e prevenção

No Brasil, o número de casos confirmados do novo coronavírus chegou a 19, segundo atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesse sábado, dia 7. As recomendações do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do vírus são medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.