Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Covid-19: idosos sintomáticos de Balneário Camboriú serão testados

O objetivo é tratar os idosos, logo no início dos sintomas para evitar o agravamento das doenças causadas pela covid-19 e por consequência a ocupação hospitalar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Se você tem mais de sessenta anos e está cadastrado no sistema de Saúde de Balneário Camboriú, em breve receberá um telefonema perguntando se tem sintomas do novo coronavírus. Se sim, você será testado. O objetivo é tratar os idosos, logo no início dos sintomas para evitar o agravamento das doenças causadas pelo coronavírus e por consequência a ocupação hospitalar.

LEIA TAMBÉM:
Covid-19: Balneário Camboriú quebra recorde e registra 58 casos em 24h

Uma equipe de dez profissionais de saúde começou a entrar em contato telefônico nesta no início desta semana com idosos cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde para fazer a triagem dos que apresentam sintomas do novo coronavírus. A triagem começou pelos moradores do bairro da Barra, mas o planejamento é contatar todos os cerca de 20 mil idosos cadastrados no sistema de saúde do Município (E-SUS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No pequeno questionário dirigido aos idosos está sendo perguntando se eles têm sintomas como tosse, febre, dor de garganta, e outros que determinam possibilidade de contaminação por Covid-19. Com o resultado da triagem, os idosos sintomáticos serão conduzidos para testagem para confirmação ou não de infecção pelo novo coronavírus e serão medicados. Em bairros menores a testagem acontecerá em casa. Nos mais populosos, haverá Drive-Thru.

A testagem será feita no sistema drive-thru (a pessoa é testada no próprio veículo), com agendamento prévio, e o idoso testado aguardará o resultado em casa. O teste utilizado é o PCR, o mais efetivo teste disponível no momento. O resultado será comunicado por telefone entre 24h e 72h. Caso não tenha veículo, o idoso será orientado a fazer o teste no Laboratório Municipal de Testagem, situado no bairro dos Municípios junto ao Hospital Ruth Cardoso.

Se for positivado para Covid-19, o idoso passará a ser monitorado por equipe da Saúde e receberá o tratamento adequado para cada caso. Se negativo o teste, o idoso será orientado a buscar a unidade de saúde mais próxima de sua casa caso apresente sintomas do novo coronavírus.

A central, que conta com dez profissionais da saúde treinados pela Vigilância Epidemiológica, começou a funcionar nesta segunda-feira. Depois da Barra serão contatados os idosos 60+ dos bairros São Judas e Estaleiro, na sequência a equipe irá, bairro a bairro, contatar todos os idosos cadastrado da cidade.

“O objetivo desta testagem maciça é determinar o mais cedo possível pessoas desse grupo de risco que tenham contraído o novo coronavírus para iniciar logo o tratamento e o isolamento. Desta forma, conseguiremos tratar melhor o paciente, teremos dados mais precisos para a estratégia contra o vírus, e vamos diminuir a necessidade de utilização de leito de UTI por parte das pessoas desse grupo”, explica o prefeito Fabrício Oliveira.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.