18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Descarte de lixo na rede coletora causa prejuízos à tubulação

Um grande vilão para a saúde da rede coletora de esgoto é o descarte irregular de resíduos sólidos e gordura na tubulação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

Um grande vilão para a saúde da rede coletora de esgoto é o descarte irregular de resíduos sólidos e gordura na tubulação. A atitude acarreta prejuízos à operação do sistema de esgotamento sanitário do município, causando danos à tubulação, ao meio ambiente, e à saúde e qualidade de vida das pessoas.

Balneário Camboriú conta atualmente com cerca de 95% de rede coletora implantada e por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), realiza periodicamente manutenção e limpeza preventiva da rede, para evitar problemas e garantir o pleno funcionamento. Mas, mesmo com os procedimentos adotados, ainda ocorre complicações devido ao descarte de lixo na rede. Um exemplo, é a quantidade de materiais encontrados dentro das tubulações ao realizar as limpezas: restos de materiais da construção civil, madeira, plástico, papelão, sacos, e ainda, papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes e fraldas, que ocasionam a obstrução do fluxo (entupimentos).

“As obstruções ocorrem porque a rede coletora de esgoto tem apenas a função de coletar a contribuição residual dos imóveis. Quando é recebido um volume maior do que o esperado, seja por descarte de lixo e/ou água de chuva lançada diretamente na tubulação, o adicional acaba escoando por qualquer acesso, causando vazamentos ou retorno aos imóveis, já que o sistema foi dimensionado apenas para receber o esgoto” menciona a fiscal de saúde pública do departamento de Qualidade de Esgoto da EMASA, Tania Pedrelli.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro fator crítico é o despejo de resíduos de cozinha, como restos de comida e principalmente, gordura e óleo. Estes materiais enquanto estão quentes apresentam-se em forma líquida, o que pode dar a falsa impressão de não serem causadores de problemas. Porém, assim que resfriados endurecem, solidificando a gordura com sais minerais, matérias orgânicas, itens sanitários e lixo. “Quando todos esses elementos chegam ao ambiente do esgoto, grudam e se calcificam. O resultado é uma massa tão dura quanto o concreto, que entupirá a tubulação”, explica Tânia

A primeira etapa do tratamento de esgoto consiste em retirar todos os resíduos sólidos por meio de peneiras, logo após, os resíduos coletados são direcionados para caçambas de entulho, que são coletados e enviados à aterros sanitários. Em Balneário Camboriú, são retiradas aproximadamente 13 toneladas de resíduos sólidos ao mês. A destinação desse material proveniente do descarte irregular, resulta em um gasto anual de aproximadamente R$ 45 mil reais para o município.

“É de extrema importância que a população entenda as consequências geradas pelo descarte irregular. As pessoas pensam que ao apertar o botão da descarga, tudo se desintegra. Mas existe todo um processo que pode ser dificultado em função das irregularidades”, explica o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber, reforçando que é necessário a consciência ambiental da utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário e o descarte dos resíduos sólidos.

PUBLICIDADE

Balneário Camboriú registra nove novos casos de Covid-19 neste sábado, 26

Dentre os casos, 6.224 pacientes já estão recuperados, representando uma taxa de recuperação de 97%

Covid-19: sábado, 26, com 3 novos casos em Camboriú

Confira o boletim epidemiológico de Camboriú deste sábado, 26 de setembro
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

213,269FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!