Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Dia da Árvore: EMASA destaca iniciativas sustentáveis

A EMASA possui projetos e programas, que desenvolvem ações sustentáveis e de conscientização para contribuir com o meio ambiente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O Brasil é o detentor da maior biodiversidade de árvores do planeta, com cerca de 14% das mais de 60 mil espécies catalogadas no mundo. No entanto, o país enfrenta problemas com o desmatamento e das 8 mil espécies de árvores presentes território brasileiro, pelo menos 2 mil encontram-se ameaçadas de extinção.* Neste dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore e muito se fala em preservação e proteção do meio ambiente, mas afinal, o que tem sido feito para mudar este cenário?

Em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) possui projetos e programas, que desenvolvem ações sustentáveis e de conscientização para contribuir com o meio ambiente, são eles: Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú; Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA; e o uso da ferramenta de gestão “1Doc”.

Produtor de Água do Rio Camboriú

Há quase 10 anos, a EMASA criou o Produtor de Água do Rio Camboriú, destinando parte dos recursos de sua arrecadação anual para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica. Por meio de incentivo financeiro, já são 26 produtores rurais que adotam práticas conservacionistas em suas propriedades, com a recuperação de áreas degradadas, a conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais. Ações que garantem a conservação dos recursos hídricos na bacia do rio Camboriú.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde o início do projeto, para recuperar as áreas desmatadas já foram plantadas mais de 7 mil mudas de árvores nativas nas localidades. “Além de realizar plantios, adotamos outras técnicas de restauração, como condução de regenerantes”, explica a engenheira Ambiental, Rafaela Santos, responsável pelo projeto. Além dos 59 hectares de área restaurada, o projeto conta com 1130 ha de área conservada.

Nesta quinta-feira (19), estava programada uma ação alusiva ao Dia da Árvore, com o plantio de 200 mudas nativas, em uma área de restauração, com a participação das entidades parceiras do projeto. Mas, devido ao tempo chuvoso a data será remarcada.

Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA

Por desenvolver atividades que utilizam os recursos hídricos e a responsabilidade em garantir a conservação da qualidade da água disponível no Rio Camboriú, buscando o envolvimento de toda a sociedade, a Autarquia desenvolveu o Programa de Educação Ambiental – JACAMASA.

Com um cronograma nas escolas e a participação do mascote, um jacaré-de-papo-amarelo, busca sensibilizar sobre o papel de cada um na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos. Além de conscientizar a respeito de práticas sustentáveis, o uso consciente da água e a importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário, e despertar o senso de responsabilidade nos alunos, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos.

Ferramenta de gestão 1Doc

A ferramenta de gestão “1Doc”, implantada pela Autarquia há 10 meses, além de modernizar a gestão e agilizar o trâmite dos processos internos e externos, contribui com as ações de sustentabilidade e economia da Autarquia.

O uso do software, reduziu significativamente a impressão de papéis, trazendo ainda economia. Desde a implantação do “1 Doc”, já foram tramitados de forma online cerca de 9.535 processos, com 27.633 anexos e 37.662 despachos. Se calcularmos a média de duas folhas por processos/ anexos e uma por despachos, aproximadamente 112 mil impressões foram deixadas de fazer neste período, o equivalente a 12.400 por mês. Como antes da implantação eram feitas cerca de 15 mil impressões mensal, trouxe uma redução de 80% no uso de papel.

“Nosso papel, como agentes públicos, é desenvolver ações sustentáveis através de nossos programas e projetos e promover iniciativas que possam contribuir com a conscientização das pessoas, seja com a proteção do manancial ou as práticas do dia a dia de cada um”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.