Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: atividades buscam conscientização entre estudantes e educadores de BC

As atividades internas nas unidades iniciam esta semana e seguem até a próxima, integrando-se à programação escolar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O Autismo, que é respeitado todos os dias do ano nas unidades de ensino da Rede Municipal de Balneário Camboriú, através da inclusão, é lembrado, de forma especial, nesta semana, pela comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril. Palestras, live e rodas de conversas, buscam a conscientização ainda maior da data, entre estudantes e educadores da Rede.

As atividades internas nas unidades iniciam esta semana e seguem até a próxima, integrando-se à programação escolar. No dia 06 de abril, encerrando essas atividades, acontece uma live com o tema “Seletividade na alimentação do autista”, voltada para os profissionais dos Núcleos Infantis e ministrada pela equipe da Associação Amigos do Autista Itinerante – Ama Itinerante.

A Ama Itinerante é uma parceria com o Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que surgiu em fevereiro deste ano, em decorrência do aumento significativo de alunos com transtornos autistas. A ação leva para dentro das unidades escolares da Rede maior suporte para esse público, ampliando e dando ainda mais qualidade à inclusão. Hoje a Ama Itinerante atende cerca de 300 alunos da Rede Municipal. Esse atendimento é feito com todos os alunos público-alvo da Educação Especial, com transtorno do espectro autista, independente de já estarem sendo atendidos pela Ama ou não.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os alunos com espectro autista, já laudados, são atendidos nas unidades por quatro profissionais da Ama. Essa equipe atua auxiliando o professor na organização, adaptação e estruturação das atividades pedagógicas diárias, dando suporte, de forma individualizada, às necessidades específicas de cada aluno. Até o momento participam do Projeto aproximadamente 180 alunos do Fundamental e 115 da Educação Infantil. “A inclusão, em todos os aspectos, é uma condição na Rede Municipal de Ensino. Trabalhamos isso todos os dias do ano”, declara a secretária de Educação, Marilene Cardoso.

Autismo em Balneário Camboriú

Até o dia 17 de fevereiro de 2022, Balneário Camboriú contava com uma fila de 168 crianças e adolescentes com autismo aguardando tratamento e outras 42 crianças na fila para conseguir o laudo. Após a divulgação da nossa a matéria a lista da fila sumiu do site da prefeitura e a secretaria de saúde Leila Crocomo não responde mais nossos questionamentos sobre o assunto.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.