Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Duas ligações irregulares de esgoto são lacradas na Barra

A fiscalização ocorreu na tarde desta quarta-feira (02), com auxílio do teste de corante

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A equipe do Programa Se Liga na Rede, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, flagrou dois imóveis domiciliares localizados na Rua Pedro Pinto Corrêa, no Bairro da Barra, despejando esgoto no Canal que passa nos fundos das casas. A fiscalização de rotina no bairro ocorreu na tarde desta quarta-feira (02), com auxílio do teste de corante.

Em um dos imóveis, todo o esgoto da casa estava com as ligações irregulares e caindo no ribeirão que passa nos fundos das casas. “Neste caso, como a canalização que caía no canal estava quebrada, o lacre foi feito na saída de água no hidrômetro e aplicado auto de infração com multa de 10 UFM e cinco dias para regularizar a situação”, explica a fiscal Sanitarista Beatriz Nunes.

Já o segundo imóvel na mesma rua, estava com a conexão da pia do banheiro, o chuveiro e a máquina de lavar em uma tubulação que caía no ribeirão. Foi feito o lacre da ligação irregular na própria canalização e também emitido auto de infração com multa de 10 UFM e cinco dias para regularizar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2021, a Emasa implantou uma rede coletora suspensa nos fundos das casas da Rua Pedro Pinto Corrêa, justamente para solucionar o problema de esgoto irregular que caía no Canal. Foram cerca de 250m de rede para atender 26 unidades autônomas. “Essa rede foi para resolver uma demanda antiga da população, pois poluía o Ribeirão Pedro Pinto Corrêa. Fizemos a rede suspensa para atender as casas que dão fundos para esse canal e desde o dia 15 de abril do ano passado, foram entregues as notificações orientando sobre as ligações e passados todos esses meses, ainda encontramos imóveis que não fizeram a conexão”, ressalta o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, lembrando que o cuidado com o meio ambiente, e a despoluição das águas não depende apenas do poder público, mas também da conscientização e apoio de toda sociedade.

Sobre o programa

O Programa Se Liga na Rede verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. Desde 2017, as fiscalizações foram intensificadas e em 2018, a Emasa começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio.

Desde a sua criação até dezembro de 2021, o programa realizou mais de 76 mil vistorias e mais de 100 lacres em diferentes imóveis, totalizando cerca de 500 unidades consumidoras, referentes ao lançamento irregular de esgoto sanitário ao meio ambiente. Atualmente, cerca de 6 mil imóveis (18,56%), estão com alguma irregularidade e prazo para se adequarem. A maior incidência é nos bairros das Nações e Centro.

Os moradores que precisarem verificar as ligações dos seus imóveis ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: atendimento@emasa.com.br

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.