Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Elefante-marinho que percorre a região tem cerca de 3,5 metros e 800 kg

O animal foi avaliado quando estava isolado no canto da praia dos amores, na tarde da última terça-feira (14)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O elefante-marinho que tem sido avistado nas praias de Itajaí e Balneário Camboriú foi avaliado pela equipe de medicina veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Univali. A avaliação aconteceu na tarde da última terça-feira (14), quando o animal descansava no canto da praia dos amores.

O animal é um macho sub-adulto. O comprimento total foi estimado em 3,5 metros, pesando cerca de 800 quilos. Ele apresentava-se alerta à toda movimentação e ruídos, seguindo com frequência a origem do som com os olhos. Em breves momentos em que havia silêncio no local, o elefante descansava, chegando a roncar.

Seu escore corporal foi considerado bom. As mucosas oral e ocular com colorações normais. Foi observado poucas marcas superficiais (características de interação com outros animais), sugerindo que este indivíduo ainda não estava em fase reprodutiva. Nesta fase ocorrem disputas entre os machos para acasalamento, resultando em fortes marcas no corpo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante o monitoramento, a equipe avaliou periodicamente as frequências cardíaca e respiratória, registrando aproximadamente 65 batimentos por minuto e quatro movimentos respiratórios por minuto. Foi coletado amostras biológicas para avaliar a saúde do pinípede.

A temperatura corporal externa variou durante o dia, entre 27.8 e 36.8ºC. Além disso, com auxílio de um termógrafo, a equipe observou que o animal frequentemente jogava areia nas regiões laterais do corpo, o que reduzia a temperatura corporal destas áreas.

Ao avistar um pinípede lembre-se:
– Não se aproxime do animal
– Não tente o fazer retornar ao mar
– Não o alimente
– Mantenha animais domésticos distantes
– Ligue para a Guarda Ambiental no 153
– Acione o PMP- BS pelo telefone 0800 642 3341 e informe o local de ocorrência

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.