Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

EMASA implementa ações de Controle Interno para fortalecimento da governança corporativa

As atividades de controle interno são consideradas uma ferramenta para assegurar que a gestão atue de acordo com os princípios constitucionais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Para tornar a gestão ainda mais eficiente, produtiva e transparente, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) implementou ações relacionadas a governança corporativa, nas áreas de Controle Interno e Compliance. Os servidores estão analisando todos os setores, desde o atual funcionamento, métodos e medidas adotadas, visando a otimização do serviço prestado pela Autarquia, através da transparência, prestação de contas e práticas de monitoramento, objetivando o aperfeiçoamento contínuo das práticas de gestão.

Siga o @camboriunews no Instagram

As atividades de controle interno são consideradas uma ferramenta para assegurar que a gestão atue de acordo com os princípios constitucionais, dentro da legalidade, moralidade e impessoalidade, buscando inspecionar os atos da organização para proteger o patrimônio público e garantir o cumprimento das políticas administrativas e suas metas. Além disso, auxilia no combate à corrupção, melhora a eficiência do gasto público e faz a gestão de riscos do órgão. “Queremos com esse setor trabalhar prevenindo o erro e o desperdício, além de promover a eficiência da gestão e estimular a participação dos servidores para o cumprimento das metas estabelecidas”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Estamos fazendo um trabalho de organização nas diversas áreas, trabalhando para melhoria dos fluxos e processos e buscando o máximo de eficiência das atividades. Um exemplo foi a organização das comissões com reuniões entre os servidores e a divisão de tarefas entre eles”, explica o analista de Controle Interno, Francisco de Paula Ferreira Junior, enfatizando que à medida que o controle é intensificado, há uma ação mais preventiva, dificultando as falhas.

Nas comissões, também foram estabelecidos controles internos, como reuniões mensais com atas, atividades no contraturno, regramento da responsabilidade de presidentes e secretários, entre outros. Durante a análise do fluxo de trabalho dos setores, também foi desenvolvido um manual para o departamento de Recursos Humanos, além de estabelecer rotinas para a fiscalização de contratos vigentes.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.