Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Empresa de BC que emite boletos não solicitados por consumidores é multada e proibida de realizar tal prática

Apenas no site "Reclame Aqui", mais de 450 pessoas de todo Brasil apresentaram queixa contra a empresa BR Consultoria Telecom, com sede em BC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Uma empresa de Balneário Camboriú – a BR Consultoria Telecom – está proibida, por medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), de encaminhar boletos sem a devida contratação e prestação do serviço, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú informou em fevereiro deste ano, e a Justiça reconheceu, o descumprimento da medida liminar deferida em outubro de 2021.

A 6ª Promotoria de Justiça alerta, ainda, para que as pessoas não paguem boletos da BR Consultoria Telecom recebidos sem que tenham sido efetivamente solicitados e prestados os serviços, e que caso recebam algum, procurem o PROCON de sua cidade para formalizar a reclamação.

As irregularidades do serviço foram apuradas em inquérito civil instaurado pela 6ª Promotoria de Justiça, a partir da representação de um cidadão. Foi verificado que por meio de ligação telefônica (telemarketing), a empresa – que não possui qualquer ligação com as operadoras de telefonia ou TV – estaria entrando em contato com consumidores, em sua maioria idosos, para redução dos valores pagos em serviços de telefonia e TV por assinatura, com posterior emissão de boleto em favor da empresa caso a redução se concretizasse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém, a empresa estaria emitindo os boletos mesmo sem a contratação e, ainda, efetuando a cobrança mesmo sem que houvesse qualquer desconto nos serviços de telefonia e TV por assinatura, além de induzir os consumidores em erro ao fazer crer ter relação com as empresas previamente contratadas. A medida liminar foi deferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública no dia 18 de outubro de 2021, determinando que a BR Consultoria Telecom, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento: adequasse a oferta dos serviços, de modo a deixar claro a ausência de vínculo com as operadoras de telefonia e TV por assinatura; não encaminhasse boletos de cobrança sem a devida contratação e prestação do serviço; e não cobrasse através de ligações ou qualquer meio por serviços que não foram efetivamente contratados e prestados.

Entretanto, em nova consulta ao site “Reclame Aqui”, a 6ª Promotoria de Justiça verificou que já havia não mais 97, mas sim 451 reclamações contra a empresa e provenientes de todo o Brasil, evidenciando o aumento da prática lesiva. Assim, no dia 17 de fevereiro deste ano, pleiteou ao Juízo o reconhecimento do descumprimento da medida liminar e a aplicação da multa diária. Em decisão do dia 2 de março, o Juízo da Vara da Fazenda Pública reconheceu o descumprimento da medida liminar desde o dia da notificação da empresa sobre o teor da liminar, que ocorreu em 20 de outubro de 2021. O Juízo da Comarca deixou consignado na decisão, ainda, que caso a empresa siga descumprindo a medida liminar, o valor da multa diária poderá ser majorado. A decisão é passível de recurso.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

7 COMENTÁRIOS

  1. No primeiro ano que aceitei realmente abaixaram o valor da conta de telefone.
    No ano de 2021 enviaram os boletos sem me consultar aí questionei ,falaram se eu não ia pagar a minha conta de telefone ia aumentar, então paguei assim que terminei as 3 parcelas pra minha surpresa a conta aumentou, enviei mensagem e a resposta que me deram foi não podiam fazer nada. Agora em 2022 me enviaram novamente os boletos sem me consultar questionei que queria o cancelamento dos boletos por deixar na mão no ano passado aí vieram com a história que apartir de março meu desconto ia vir se isso não acontecer iam cancelar os boletos. Mas não veio redução nenhuma já recebi duas faturas mandei mensagem e me responderam que a telefonia aumentou a conta de telefone. E antes de cada boleto vencer eles ficam ligando pra pedir se eu já paguei o boleto agora dia 07-04 quando ligaram falei em vez de ver se paguei o boleto deveriam ver porque minha conta de telefone não abaixou a moça só respondeu rapidamente vou verificar te ligo amanhã, mas não ligou mais.

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.