18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Espaço infantil do Parque Raimundo Malta recebe melhorias

Desde sábado (7), o espaço de recreação infantil do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta está com novo visual

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniAvan recebe reconhecimento nacional de Responsabilidade Social

Selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e levou em conta ações anuais e desenvolvidas durante a pandemia

Seletivo Especial da UniSociesc acontece no dia 28 de novembro

Os candidatos devem se inscrever através do site unisociesc.com.br/vestibular e os mais bem colocados garantem bolsas de até 100%
Siga-nos no Google News

Desde sábado (7), o espaço de recreação infantil do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta está com novo visual. O parquinho passou por melhorias para dar maior segurança às crianças.

Siga o @camboriunews no Instagram

O local teve consertados brinquedos que apresentavam problemas e ganhou cores novas, conforme o coordenador do Parque, Marcio Lucas Canalle. As melhorias foram feitas por servidores da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras, durante 45 dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A novidade atraiu a criançada no sábado, quando foi registrado o dia de maior movimento em 2020 até o momento. Foram 413 visitantes. De janeiro até domingo (8), 6.575 pessoas estiveram no Parque Raimundo Malta.

Elvira Ressel pretende levar a filha de sete anos para brincar no parquinho assim que puder. Nesta segunda-feira (9), Elvira aproveitou a folga na parte da tarde para descansar sob a sombra das árvores. A filha não a acompanhou porque estava na escola. “É a terceira vez que venho aqui. A primeira foi há 20 anos. Gosto da paisagem, é tudo muito lindo”, contou.

Com seis trilhas ecológicas, vegetação nativa e animais silvestres em uma área de 172.625 m² localizada no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, o Parque tem entrada gratuita e abre diariamente para visitação das 13h às 17h, menos nos dias chuvosos.

Em breve, placas educativas serão espalhadas pelo Parque, com informações sobre a flora e fauna. O Raimundo Malta abriga ainda os setores administrativos e técnico da Secretaria do Meio Ambiente, um horto de plantas medicinais e viveiro de produção de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas do município.

Horário de visitação

Diariamente, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Em caso de tempestade de raios e ventos fortes, o Parque é imediatamente fechado por segurança.

Fitoterapia

O Parque conta também com o Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper, que produz pomadas, sabonetes e tinturas feitos com plantas medicinais. Os produtos fitoterápicos podem ser retirados pela população gratuitamente. Para obtê-los, o interessado deve se cadastrar no Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), que fica também no Parque, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 18h. É preciso apresentar o CPF.

Visitas monitoradas

Escolas das redes municipal, estadual e particular e universidades que quiserem visitar o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta com o acompanhamento de educadores ambientais do Programa Terra Limpa podem agendar uma data a partir de março. As visitas devem ser marcadas, com, no mínimo, 30 dias de antecedência, na Secretaria do Meio Ambiente (Setor de Educação Ambiental), pelos fones (47) 3363-7145 ou (47) 3268-0577, das 13h às 19h. O Parque está disponível para atividades monitoradas nas quartas e sextas-feiras pela manhã ou de terça a sexta-feira à tarde.

Histórico do Parque

Por meio do Decreto Municipal 2.351 de 1993, o Parque Ecológico Rio Camboriú foi criado com o objetivo de disponibilizar um espaço apropriado para o contato da população com a natureza, para a educação ambiental, pesquisa de fauna e flora e viabilizar a preservação de espécies animais e vegetais da Mata Atlântica. Em 2006, pela Lei 2.611/03/07/2006, o espaço recebeu o nome de Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em homenagem a um dos seus fundadores. Desde 2018, o Parque conta com um plano de manejo, que estabelece normas e atividades que poderão ser desenvolvidas no lugar.

Recomendações aos visitantes
– Use repelente
– Traga seu lanche para o local (não há bar no Parque)
– Use calçado fechado (há animais peçonhentos no local)

É proibido
– Circular de bicicleta no Parque
– Fazer fogo
– Ligar som mecânico
– Jogar bola
– Entrar com animais de estimação
– Trazer balões para o local

PUBLICIDADE

Suspeito foge da PM e abandona bicicleta furtada no Monte Alegre

Em consulta ao número de série da bicicleta pelo aplicativo “Bike Registrada”, foi possível identificar o proprietário

Balneário Camboriú registra 31 novos casos de Covid neste sábado

Permanecem em tratamento 1.190 pacientes, sendo 1.151 em domicílio e 39 internados
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

220,453CurtidasCurtir
49,700SeguidoresSiga
4,700SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!