A 6ª edição da Festa Raízes de Taquaras terminou neste domingo, 22 de junho, registrando a participação de mais de 50 mil pessoas. Segundo levantamento da Associação de Moradores de Taquaras, o número representa um aumento de 10% em relação à edição anterior.
As vendas de tainhas e churrascos se mantiveram estáveis em comparação a 2024, com cerca de três mil tainhas e 800 churrascos comercializados.
A estrutura da festa foi ampliada em 35 metros neste ano. Na parte de segurança, o evento contou com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e BC Trânsito, além de monitoramento com câmeras e totens com reconhecimento facial e leitura de objetos. Durante o evento, esse sistema foi utilizado na localização de uma criança perdida.
A programação também incluiu uma feira de adoção promovida pela ONG Viva Bicho. Sete cães foram adotados e, ao longo dos quatro dias, a entidade recebeu doações de ração, materiais de limpeza, cobertores e outros itens.
Na parte gastronômica, além dos pratos tradicionais como tainha frita, marisco à milanesa, bolinho de camarão, sopa de siri e pirão de peixe, foram ofertados outros itens como focaccia, pinhão, choripán, doces, produtos do engenho e opções veganas.
De acordo com Allan, representante da Associação de Moradores de Taquaras, uma reunião está prevista para os próximos dias com o objetivo de avaliar os dados da edição e iniciar o planejamento para o próximo ano.
A Festa Raízes de Taquaras é organizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, em parceria com a Associação de Moradores de Taquaras.