Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

JACAMASA encerra atividades do ano e planeja atender mais escolas em 2020

A equipe do Programa JACAMASA encerrou as atividades de 2019 nesta segunda-feira (25), em uma confraternização com os professores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA encerrou as atividades de 2019 nesta segunda-feira (25), em uma confraternização com os professores das escolas da Rede Municipal de Ensino que receberam o programa neste semestre. Com as belezas naturais do Parque Natural Raimundo Malta de fundo e uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos para o Concurso JACAMASA, o encontro foi em agradecimento pelo envolvimento dos professores em levar o tema educação ambiental para trabalhar em sala de aula.

Segundo a operadora da Estação de Tratamento de Esgoto (ET), Ana Carolina Nicolau, uma das integrantes da equipe JACAMASA, o objetivo para o primeiro ano do programa foi alcançado. “Além de transmitirmos conhecimento, também aprendemos muito com a criançada. Ficamos surpresos com a inteligência e o interesse dos alunos e principalmente, com a qualidade dos trabalhos entregues no Concurso JACAMASA e que farão parte do livreto que será distribuído nas escolas no ano que vem”, mencionou.

Na opinião dos educandos, a passagem do programa pelas escolas foi aprovada, como conta o professor do Centro Educacional Municipal – CEM Dona Lili, Anderson Silva, que já observou uma mudança no comportamento das crianças após o aprendizado. “Os alunos desenvolveram uma percepção mais crítica sobre o que acontecia perto deles, começaram a observar o desperdício, a estiagem do Rio Camboriú, e até mesmo o que acontecia na própria escola”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já para os alunos do CEM Presidente Médici, a professora Letícia Félix, conta que a palestra foi um complemento ao assunto que já vinha sendo trabalhado em sala de aula. E como resultado, aconteceu uma aula diferenciada, onde os alunos ensinaram aos pais o que haviam aprendido sobre educação ambiental. “É muito importante essa abordagem com as crianças, elas levam a sério e até incomodam os pais. É uma forma bem eficiente de encontrar resultados”, destaca Letícia.
Para o ano de 2020, além do cronograma de palestras em novas turmas e possibilidade de estender aos Núcleos de Educação Infantil, a equipe pretende promover visitas guiadas com as turmas deste ano, para conhecerem as dependências das Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE). “Tivemos vários convites de escolas particulares neste ano, e encaixamos conforme a disponibilidade. Agora decidimos incluí-los no cronograma do próximo ano também”, explica Hilário Zornitta, integrante da equipe.

A coordenadora do Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Viviane Ordones, parceira do projeto, chama atenção ao fato de que educação é um ato cotidiano, principalmente a educação ambiental. “Colocamos em prática nas ações do dia a dia, e isso envolve não só as atitudes que tomamos em nossas vidas, mas também, as nossas formas de consumo. Por isso, a educação ambiental é tão necessária”, ressalta.


O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação, passou por 16 escolas da rede municipal, com 30 turmas e contemplando aproximadamente 900 alunos, que aprenderam sobre o uso consciente de água, a conservação de rios e mananciais, especialmente o Rio Camboriú, os cuidados com a rede coletora e o tratamento da água e esgoto do Município.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.