Balneário Camboriú concluiu uma nova etapa de integração da sua malha cicloviária com a ligação entre a Avenida do Estado, a Rua Aqueduto e a Avenida Dona Amélia Cherem Pio.
A intervenção foi executada pela BC Trânsito e tem como objetivo conectar trechos antes isolados da rede utilizada por bicicletas, patinetes e ciclomotores.
Segundo a autarquia, a obra faz parte de um planejamento voltado à ampliação da conectividade da infraestrutura cicloviária existente na cidade.
O projeto teve como base um estudo elaborado pelo Ciclobservatório, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, que identificou pontos onde a falta de conexão entre ciclovias dificultava a circulação dos usuários.
A partir da análise técnica, a Engenharia de Tráfego da BC Trânsito mapeou novas intervenções consideradas prioritárias para melhorar a integração da rede.
As próximas conexões previstas abrangem trechos das ruas 1901, Dom Henrique, 3000, 2500 e 2000.
Conforme a BC Trânsito, as cinco futuras intervenções somam aproximadamente 1,1 quilômetro de extensão.
A expectativa é ampliar a conectividade da malha cicloviária e facilitar o deslocamento entre diferentes regiões do município.
Segundo o diretor de Engenharia de Tráfego, Samir Pereira, o planejamento também inclui estudos para futuras ampliações da rede cicloviária, buscando fortalecer a integração urbana e incentivar o uso de meios alternativos de transporte.

