Balneário Camboriú permanece entre os destinos turísticos mais bem estruturados do Brasil. O município foi novamente incluído na categoria de mais alto nível do Mapa do Turismo Brasileiro, agora sob a nova nomenclatura “município turístico”, que substitui a antiga Categoria A. A atualização foi divulgada pelo Ministério do Turismo.
A mudança no nome da classificação não alterou os critérios para integrar esse seleto grupo. Continuam sendo exigidos requisitos como a existência de uma Secretaria de Turismo e um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativos, orçamento público específico para o setor e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur — sistema oficial do governo federal.
Utilizado como instrumento de gestão e planejamento, o Mapa do Turismo é a principal ferramenta do Ministério para orientar a aplicação de recursos e estruturar políticas públicas para o setor. A permanência de Balneário Camboriú na categoria máxima reforça a posição do município como um dos principais polos turísticos do país, com capacidade comprovada de gestão, infraestrutura e desenvolvimento.