A vacinação contra a dengue começou nesta quinta-feira (26) em Balneário Camboriú, com a aplicação da vacina Butantan-DV em agentes de combate às endemias. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú e segue orientações do Ministério da Saúde.
Produzido pelo Instituto Butantan, o imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2025, após análise de dados clínicos coletados ao longo de cinco anos. O estudo de fase 3 envolveu mais de 16 mil voluntários em diferentes estados do país.
Neste primeiro momento, as doses estão sendo aplicadas na UBS Central e são destinadas aos profissionais que atuam no enfrentamento ao Aedes aegypti. A estratégia prevê ampliação gradual para outros trabalhadores da Atenção Primária, conforme disponibilidade de vacinas.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a distribuição seguirá critério escalonado por faixa etária entre os profissionais de saúde. A expectativa do Ministério da Saúde é proteger cerca de 1,2 milhão de trabalhadores do Sistema Único de Saúde em todo o país.
De acordo com o boletim mais recente, o município contabiliza dois casos confirmados de dengue em 2026 e 13 em investigação.
Paralelamente, segue disponível a vacinação de rotina para adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses aplicadas em intervalo de 90 dias. A imunização pode ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde do município.

