Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno de BC aceita doações de leite

A iniciativa busca oportunizar leite materno a todos os recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Ruth Cardoso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês, sendo recomendado a demanda exclusiva até os seis meses de idade. Ciente disso, a Prefeitura de Balneário Camboriú criou o Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM) em dezembro de 2021, para apoiar e incentivar o aleitamento materno e receber doação de leite.

No NAAM, profissionais de saúde estão disponíveis para sanarem dúvidas e auxiliarem com a coleta do leite. Doações também são aceitas. A iniciativa busca oportunizar leite materno a todos os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso.

O aleitamento é a forma de proteção mais eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, além de fortalecer o sistema imunológico dos recém-nascidos e proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Proporcionando também uma melhor qualidade de vida quando adulto, evitando o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

O projeto foi idealizado em parceria com o Rotary Internacional e o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Para mais informações, ligue (47) 3261-6218.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Coleta do leite materno

Para ser doadora de leite materno, é importante que a mulher apresente um excesso de leite, seja saudável, não tenha comorbidades e não faça uso de medicação que interfira na amamentação.

Antes de coletar o leite, é necessário:
– Escolher um recipiente de vidro, com tampa plástica, e fazer a higienização, fervendo por 15 minutos;
– Realizar a própria higienização, lavando as mãos e os braços com água e sabão, e as mamas apenas com água;
– Usar máscara sobre o nariz e a boca e uma touca sobre os cabelos;
– Escolher um lugar confortável e limpo para a coleta, e forrar uma mesa com um pano limpo para colocar o recipiente.

Na hora da coleta, faça:
– Massageie as mamas com a ponta dos dedos em movimentos circulares, em sentido da aréola;
– Posicione o polegar na linha em que acaba a aréola. O indicador e o dedo médio devem estar abaixo da aréola;
– Empurre os dedos em direção ao corpo e aperte o polegar contra eles até sair o leite.

Após, coloque o leite dentro do recipiente e anote na tampa a data e o horário em que realizou a coleta. Guarde o frasco fechado no freezer ou congelador. O frasco de leite materno congelado deve ser levado ao Núcleo de Atenção à Mulher antes de completar 10 dias da primeira coleta. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.