Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Pontal Norte está impróprio para o banho, diz Instituto do Meio Ambiente

No total, Balneário Camboriú registra 02 pontos com balneabilidade negativa e 13 pontos próprios para o banho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O relatório de balneabilidade das praias divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira, 18, apontou que 01 dos 10 pontos analisados na Praia Central estão impróprios para o banho. No total, Balneário Camboriú registra 02 pontos com balneabilidade negativa e 13 pontos próprios para o banho.

Confira os pontos impróprios para banho em Balneário Camboriú:

  1. Praia Central no Pontal Norte
  2. Lagoa de Taquaras

Confira os pontos próprios para banho em Balneário Camboriú:

  1. Praia Central na Barra Sul em frente à Rua 4900
  2. Praia Central em frente a rua 3.500
  3. Praia Central em frente à Rua 3000
  4. Praia Central em frente a rua 1.001
  5. Laranjeiras (meio da praia)
  6. Taquaras em frente à Escola Municipal
  7. Estaleiro entre ruas Domingos Fonseca e Napoleão Vieira
  8. Estaleirinho frente à Rua Jose Amaro da Cunha
  9. Praia Central em frente a rua 2.500
  10. Praia Central em frente a rua 2.000
  11. Praia Central em frente a rua 1.400
  12. Praia Central em frente a rua 51
  13. Praia Central em frente à Rua 4000

As coletas foram realizadas em 14 de fevereiro. O histórico das coletas realizadas pode ser conferido aqui: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.

O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla todo o litoral catarinense e faz parte das ações da Operação Verão Mais Seguro, lançada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, para garantir bem-estar à população durante a temporada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Relatório da  Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA)

Os últimos relatórios de balneabilidade referente a qualidade da água do mar, divulgados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), apontam toda a extensão da Praia Central e as Praias Agrestes próprias para o banho. As coletas são referentes aos dias 09, 11 e 14 de fevereiro – onde apenas o ponto da Lagoa de Taquaras aparece como impróprio.

Os relatórios estão disponíveis no site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal. Os 15 pontos analisados pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte.

Durante a temporada, desde o dia 27/12/2021 até o mês de março/2022, o acompanhamento da balneabilidade das praias feito pelo Município, acontece três vezes por semana, sendo: segundas, quartas e sextas-feiras, podendo alterar o dia em caso de fortes chuvas, pois, interfere no resultado e nem é recomendado entrar no mar nessas condições. Nos outros meses do ano a coleta é feita semanalmente.

Quando um ponto é considerado próprio ou impróprio?

Próprio: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Impróprio: Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.