Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Praia Central de BC está imprópria para banho, segundo relatório do IMA

Relatório divulgado pela Emasa diz que a praia está própria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na última sexta-feira, 21, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou o 23º relatório de balneabilidade das praias de Santa Catarina. De acordo com o relatório todos os 10 pontos da Praia Central de Balneário Camboriú estão impróprios para banho.

Ainda de acordo com o IMA, apenas as praias de Taquaras, Estaleiro, Estaleirinho e Laranjeiras estão própria para banho na cidade.

As coletas foram realizadas em 17 de outubro. O histórico das coletas realizadas pode ser conferido aqui: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O monitoramento da balneabilidade do IMA contempla todo o litoral catarinense e faz parte das ações da Operação Verão Mais Seguro, lançada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, para garantir bem-estar à população durante a temporada.

Relatório divulgado pela Emasa

Em análise das águas das praias da cidade obtida entre os dias 21 de setembro e 19 de outubro deste ano, o laboratório contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), relata que dos 15 pontos analisados, 14 encontram-se próprios para banho. O único ponto impróprio está localizado na Lagoa de Taquaras, que passa por várias análises e estudos para definição de ações para torná-la própria.

Para análise, que fora da temporada ocorre semanalmente, as amostras são de 10 pontos da Praia Central (todos próprios), um da Praia de Laranjeiras (próprio), um na Praia de Taquaras (próprio), um na Lagoa de Taquaras (impróprio), um na Praia do Estaleiro (próprio) e mais um na Praia do Estaleirinho (próprio). As amostras foram coletadas nos dias 21/09, 27/09, 05/10, 11/10 e 19/10.

De acordo com o relatório expedido pela EMASA, um ponto é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli a cada 100 ml de água.

O local está impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 ml ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000.

Os serviços de coleta e análise das amostras são realizados por laboratório terceirizado – Laboratório de Análises Ambientais (LABB) – credenciado no IMA e acreditado no INMETRO conforme a NBR ISO/IEC 17025:2017.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.