Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Prêmio de sustentabilidade contempla educação de BC

O CEM Iate Clube desenvolve o projeto "Construindo Hábitos Sustentáveis", que foi premiado esta semana pela Organização das Nações Unidas para a Educação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Sustentabilidade é a palavra do momento; e para vivermos num mundo sustentável são necessárias ações que resultem na mudança dos hábitos da sociedade. Pensando nisso o Centro Educacional Municipal (CEM) Iate Clube, de Balneário Camboriú, desenvolve o projeto “Construindo Hábitos Sustentáveis”, premiado esta semana pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, na Rede PEA – Programa de Escolas Associadas. A entrega do prêmio foi feita à secretária da Educação, Rosangela Percegona Borba, na tarde desta quarta-feira (11), na cidade de Ouro Preto, MG. Essa é a segunda vez que o Município recebe essa honraria.

“Esta premiação coroa o resultado de um trabalho importante que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação junto aos alunos, buscando sempre as melhores condições de ensino para os estudantes da nossa Rede Municipal de Ensino. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nessa conquista”, disse o prefeito Fabrício Oliveira. “É importante ressaltar que neste ano, somente Balneário Camboriú foi contemplado com a certificação em Santa Catarina. Então isso, para nós, gera um peso e uma responsabilidade muito grandes, mas também um orgulho considerável”, ressaltou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

O projeto premiado, “Construindo Hábitos Sustentáveis”, norteia o dia a dia dos alunos do 1º ao 9ºano do CEM Iate Clube, durante todo o ano letivo, focado em criar uma consciência ambiental não só nos estudantes, mas em toda comunidade. “Com ações simples como não permitir o uso de materiais descartáveis de plástico na escola; promover a separação de todo lixo em lixeiras adequadas; e reutilizar o que for possível, dando um novo uso para o que seria “lixo”, buscamos mudar os hábitos de toda comunidade, através dos nossos alunos, que tornam-se agentes multiplicadores”, diz a gestora Ruth Baschauer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por estar situada no bairro Iate Clube, próximo ao Rio Camboriú, principal fonte de água de Balneário Camboriú e sua cidade vizinha, a escola passou a desenvolver ações ambientais permanentes, resultando no projeto premiado. Promoção de palestras educativas; encaminhar materiais que não mais podem ser utilizados para a reciclagem; abolir o consumismo; reduzir a utilização de papéis na escola são itens adotados no CEM Iate Clube e que contribuem para formar a consciência ambiental necessária que resulta na mudança de hábitos, capaz de transformar o meio em que vivemos.

A mesma certificação foi entregue de forma inédita à cidade há um ano, por meio do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) Projeto Oficinas. A certificação ocorreu na cidade de Salvador (BA), e a unidade foi uma das cinco em todo o estado a receber o reconhecimento. Na época, a Oficina de Robótica entrou em evidência por trabalhar com o reaproveitamento de materiais eletrônicos,e foi um dos critérios avaliados pela UNESCO para que o CEAC fosse agraciado pela certificação.

Saiba Mais*

A UNESCO foi fundada em 16 de Novembro de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, para promover a paz entre os povos através da educação, cultura, ciência e comunicações. Em 1953, foi fundado o PEA, uma rede mundial de instituições educacionais associadas em 180 países que trabalham para apoiar a colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.

No Brasil, a coordenação da Rede PEA enfatiza a necessidade de fortalecer os quatro pilares da Educação para o Século XXI (aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos) e de promover uma educação de qualidade. Os professores e alunos dessa Rede têm a oportunidade de trabalhar juntos em atividades além da sala de aula, a fim de desenvolver abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores.

*informações disponíveis no site da UNESCO

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.