Notice: Undefined index: color-1-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Notice: Undefined index: color-2-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

PRF acusado de matar cão comunitário com tiro em BC é denunciado pelo MPSC

Thor, o cão comunitário, foi morto em novembro; promotor requer multa de R$ 10 mil e punição com base na Lei de Crimes Ambientais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Um servidor público federal, identificado como policial rodoviário, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por matar o cão comunitário Thor com um tiro em novembro de 2024, em Balneário Camboriú. Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, o acusado poderá responder pelo crime de maus-tratos com agravante de morte, conforme previsto no artigo 32 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

O crime ocorreu no dia 15 de novembro, por volta das 20h35, na rua Boa Vista, no bairro Nova Esperança. Segundo a denúncia, o acusado praticava corrida de rua quando teria sido mordido na coxa pelo cão comunitário Thor, de aproximadamente seis anos de idade. Testemunhas relataram que, antes de deixar o local, o homem declarou: “o que era do cachorro estava guardado”.

Dez minutos depois, ele teria retornado ao local armado com uma pistola calibre 9 milímetros e disparado contra o cão, atingindo seu crânio e o matando instantaneamente. A ação foi testemunhada por populares, que acionaram a Polícia Militar. No local, a PM recolheu o corpo do animal para perícia e a cápsula utilizada no disparo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Promotor de Justiça José de Jesus Wagner, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, afirma que o ato foi premeditado e com a intenção de matar o animal, configurando crime ambiental. Além de pedir a condenação, o MPSC reivindica multa de R$ 10 mil como reparação pelos danos causados.

Lei de Crimes Ambientais

Conforme o artigo 32 da Lei n. 9.605/98, praticar ato de maus-tratos, abuso ou mutilação contra animais domésticos ou silvestres pode acarretar pena de dois a cinco anos de detenção, além de multa. Em casos de morte, a pena é aumentada em até um terço, conforme o parágrafo 2 do mesmo artigo.

O caso de Thor, que era conhecido na comunidade local, gerou grande repercussão e revolta, destacando a necessidade de punição exemplar em crimes contra animais.

https://www.instagram.com/p/DDAuhpHRWzx

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.