Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Primavera com temperaturas acima da média e chuvas mal distribuídas em SC

Estação deve registrar temperaturas elevadas, com riscos de chuva intensa em curtos períodos de tempo e eventos extremos de tempo severo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A primavera de 2024, que se inicia no dia 22 de setembro às 09h44 no Hemisfério Sul, deve trazer temperaturas acima da média climatológica para Santa Catarina, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram. Embora ainda possam ocorrer episódios de frio com geadas nas áreas mais altas, especialmente no Planalto Sul, o estado pode esperar dias consecutivos de temperaturas superiores a 30°C à medida que a estação avança.

A previsão de chuva é irregular e mal distribuída durante a estação. Em setembro, as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte devem registrar precipitação próxima ou abaixo da média, enquanto nas demais regiões os volumes de chuva ficarão em torno da média. Outubro deve trazer chuvas mais intensas, especialmente no Litoral e na Grande Florianópolis, com expectativa de eventos isolados de chuva forte e temporais com raios, ventania, e granizo. Novembro segue com precipitações próximas à média em todo o estado.

Os totais de chuva variam conforme o mês, com outubro sendo o período mais chuvoso, e a influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão deve ser mais marcante no Extremo Oeste e Oeste do estado. A primavera também é um período favorável para a formação de nevoeiros noturnos e matutinos, principalmente em áreas de serra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a primavera será marcada por condições de neutralidade na Temperatura da Superfície do Mar (TSM), com uma possível configuração do fenômeno La Niña de intensidade fraca entre o final da primavera e o início do verão.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.