Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Professores da Rede Municipal de BC recebem treinamento sobre Altas Habilidades e Superdotação

O Município mantém um Polo de Atendimento Educacional de Altas Habilidades/ Superlotação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Com o objetivo de reciclar, capacitar e atualizar os profissionais que atendem os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, matriculados na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú promove, na manhã desta quinta-feira (07) mais um encontro com a professora, mestranda na área, Maristela Trentine. Essa é a segunda parte do curso.

O primeiro encontro ocorreu no dia 30 de junho. O Município mantém um Polo de Atendimento Educacional de Altas Habilidades/ Superlotação, com sede Rua Brusque, 738, Bairro dos Municípios. A unidade, que faz atendimento no contraturno escolar e acompanhamento direto nas unidades, integra a Secretaria de Educação, coordenado pelo Departamento de Educação Especial.

Durante o primeiro encontro do curso os profissionais que trabalham com as crianças com Altas Habilidades/ Superlotação, não apenas no Polo mas também nas unidades escolares da Rede, receberam capacitação sobre as múltiplas inteligências e, principalmente a existencial, hoje em dia muito discutida. Além de ser trabalhado com o grupo os conceitos de inteligência, desde o século XIX, foi também explanado as escalas do quociente de inteligência (QI) e as maneiras de ser identificado o aluno com altas habilidades/ superdotação. “Importante que o profissional saiba quem é essa criança com altas habilidades e como ela pode ser identificada. Sempre de forma acadêmica, explanei sobre a Teoria dos Três Anéis, mostrando que a criança tem que ter esses três elementos que se interligam para ser identificada como superdotada, que são: habilidade acima da média; comprometimento com a tarefa e criatividade”, pontua Maristela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para o segundo encontro, dando continuidade ao curso, será trabalhado essa identificação do aluno e o plano individual de trabalho de cada criança.

Saiba Mais
O Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação faz o suporte no contraturno escolar dos estudantes, uma vez por semana. O atendimento conta com atividades próprias para a demanda educacional de cada criança, respeitando e estimulando o potencial de cada um, num ambiente preparado para isso.

Pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isolada ou combinada): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse.

O objetivo do Polo de Altas Habilidades/Superdotação é, através de atividades remotas e presenciais com hora marcada, atender alunos com avaliação pedagógica, identificando e ajudando na complementação/suplementação da aprendizagem. A Secretaria de Educação, através de especialistas, faz o acompanhamento com os docentes nas escolas, a fim de que alunos com essas características sejam diagnosticados e recebam atendimento pedagógico adequado no Polo.
O Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação fica localizado na Rua Brusque, entre as 5ª e 6ª Avenidas – Bairro dos Municípios.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação. Em Santa Catarina, pelo último Censo Escolar (2018), haviam 1.013 alunos superdotados.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.

camboriú shop