Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Programa Cidade Empreendedora fomentou o empreendedorismo de BC em 2019

Com o objetivo de transformar o ambiente de negócios através da implantação de políticas de desenvolvimento econômico, BC aderiu ao Programa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Com o objetivo de transformar o ambiente de negócios através da implantação de políticas de desenvolvimento econômico, Balneário Camboriú aderiu ao Programa Cidade Empreendedora ciclo II em 2019. O projeto em parceria com o Sebrae/SC, realizou durante o ano diversas ações para fomentar o empreendedorismo no município, como o desenvolvimento de eixos econômicos, desburocratização, formação e capacitação aos microempreendedores na sala do empreendedor, além da criação do projeto Inova BC e atividades de educação empreendedora.

A sala do empreendedor registrou mais de 600 atendimentos mensais com cadastro de MEI, informações para aberturas de empresa, regularização, alteração e baixa de endereços, declaração anual, além de capacitações, oficinas e consultorias para auxiliar os microempreendedores individuais. Durante a semana do empreendedorismo, o projeto levou ainda a Sala do Empreendedor para diversos bairros do município com o intuito de orientar os cidadãos e no mês de novembro realizou 18 dias de socialização e integração entre professores, pais e estudantes, com atividades de empreendedorismo nas escolas municipais.

Na educação empreendedora, o projeto realizou ainda o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que capacitou mais de 130 professores em sete escolas do município. Ao todo, 2500 alunos de 1º ao 9º ano participaram da ação que encerrou com as feirinhas para comercializar os produtos confeccionados por eles. Outra entrega importante para o município foi o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal, que selou a parceria com as entidades do setor produtivo: Acibalc, CDL, BC Convention, Ampe e Sinduscon. As ações propostas no plano serão realizadas para fomentar os cinco principais eixos econômicos do município.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste ano, o município lançou o Inova BC, com o intuito de incentivar, acolher e fomentar empresas com bases tecnológicas na região. Para o diretor-presidente da BC Investimentos, Nelson Oliveira, o Inova BC será com certeza um dos maiores legados deixado pelo Programa Cidade Empreendedora no município. “A intenção dele é transformar o ambiente de negócios possibilitando que nós tenhamos uma nova matriz econômica que é a matriz econômica baseada em tecnologia. Então para empresas com bases tecnológicas a intenção é dar os tipos de incentivos possíveis, para que deixamos de ser dependente da matriz econômica construção civil que é muito importante até hoje e a principal arrecadação no município. É o grande desafio e nós estamos empenhados para entregar ao poder legislativo para se transformado em lei no próximo ano”, destaca.

Nesta sexta-feira (13), será realizada a última reunião do Inova BC antes da entrega oficial do documento, no mês de fevereiro. Na reunião serão apresentadas e discutidas as principais estratégias para a governança da política de inovação. O encontro acontece na sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), a partir das 13h30.

Segundo o gerente regional do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Cardoso Fernandes, o município de Balneário Camboriú é um dos principais focos econômicos do estado e conta com um ambiente favorável para se tornar referência de empreendedorismo. “Nossa missão é fomentar pequenos negócios e desenvolver os municípios, por isso focamos em ações dentro do Programa Cidade Empreendedora para transformar o município em um ambiente de negócios e fazer com que ele se desenvolva economicamente”, ressalta.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.