Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Projeto Praia Acessível proporciona a pessoas com deficiência física uma experiência inesquecível

O Praia Acessível já está na quinta edição, com início em 2017

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Um simples banho de mar, considerado acessível e inesquecível, também é alcançável para pessoas com deficiência física (PcD) ou dificuldade de locomoção, em Balneário Camboriú. O projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes (FME) da cidade, proporciona a moradores e turistas uma experiência transformadora na vida de cada um que entra pela primeira vez no mar, ou que já aproveita por mais tempo dessa iniciativa. 

Morador de BC, Gabriel Prezzi, de 20 anos, já aproveita o projeto pela terceira vez. O munícipe tem paralisia cerebral e acredita que a experiência e o projeto são únicos e incríveis. “Para nós que somos deficientes físicos, vale muito a experiência, principalmente a primeira vez entrando no mar, isso muda muito a visão”.

Antes do início do projeto, Gabriel tinha que se deslocar até as praias da região para conseguir tomar um banho no mar. Hoje, além de usar o equipamento municipal, ele também possui sua própria cadeira anfíbia para utilizar durante o ano. “Depois que iniciaram o projeto aqui em Balneário Camboriú eu venho só aqui, vale demais. Quem nunca esteve aqui vale muito a pena vir para entrar no mar”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O professor da FMEBC, Maurício Alan de Paula, comenta sobre a iniciativa da prefeitura, que vem agradando a todos. “O Praia Acessível é um projeto que está agradando não só ao público portador de deficiência, mas ao público em geral”. Ele completa contando sobre sua experiência como professor. “Participar do projeto é gratificante, nos deparamos com muitas situações onde é o primeiro banho de mar da pessoa. As famílias ficam muito agradecidas”.


O projeto

O Praia Acessível já está na quinta edição, com início em 2017, o único ano que não prestou serviço foi em 2021, por conta da pandemia. Nesta temporada, iniciou suas atividades no dia seis de dezembro do ano passado, e ainda não possui uma data para o encerramento. Os atendimentos acontecem de terça-feira a domingo, das 9h ao meio dia e das 15h às 18h. Ficam na tenda de dois a três professores e um guarda-vidas, e estão disponíveis duas cadeiras anfíbias. Já foram atendidas, em média, 100 pessoas desde o início desta temporada. 

Para conseguir o tão esperado banho de mar não precisa agendar horário, o banho é feito por ordem de chegada, sendo realizado um cadastro para os turistas. Siga os conselhos do Gabriel e venha também ganhar esta experiência. “Falam que deficiente físico não pode fazer tudo, mas pode sim, é só ter vontade”, conclui Gabriel. 

O Praia Acessível é desenvolvido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes e da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e está localizado na Avenida Atlântica em frente à rua 4.750.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.