Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Recuperação da Praia Central: área de orla ocupada pela obra será aumentada

Inicialmente prevista para ter 1,5 Km, esta tubulação principal será ampliada para 2,2 km

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Começou a ser montada na quarta-feira (05) a delimitação da área de praia onde será feita a soldagem da tubulação principal que ligará a praia à draga. Inicialmente prevista para ter 1,5 Km, esta tubulação principal será ampliada para 2,2 km. O motivo é que desta forma a draga poderá trazer uma quantidade maior de areia em sua cisterna, já que com uma distância maior do litoral, a maior profundidade da enseada permite o aumento da carga.

Para a soldagem desta tubulação principal, a área delimitada será maior, indo da Rua 2500 até a 3700. O trecho previsto inicialmente seria da Rua 3300 até a 3700. Tubos de 12 metros serão colocados na praia para segregar este trecho de areia. Também sinalizações serão colocadas, e equipe de orientação explicará aos usuários que este trecho de praia terá que ser contornado pelo calçadão.

O início da soldagem na praia está previsto para começar na semana que vem. Os tubos de 24 metros que serão transportados para o trecho delimitado serão colocados em linha sobre calços (sacos de areia) para o início da soldagem, que começa a ser feita na altura da Rua 3000.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num segundo momento, outro trecho será delimitado, este indo da Avenida Alvin Bauer até a Rua 1901. Também ali haverá soldagem de tubulação, mas este trecho de praia só será utilizado a partir do final deste mês de maio.

Depois das soldagens dos tubos

Na fase seguinte da obra, a tubulação soldada de 2,2 Km será empurrada para o mar e uma das pontas será direcionada até o meio da enseada, na parte mais funda, formando assim o duto principal subaquático que vai trazer a areia nova da draga até a praia, na altura da Rua 3300.

Uma vez vencida esta etapa, e feitos todos os preparativos, a draga Gerardus Mecatur, a maior draga em operação na América Latina no momento, chegará à jazida de areia que fica há 15 km da costa e começará o processo de preenchimento da praia. Pelos cálculos dos engenheiros serão quatro descargas da draga por dia.

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando ficará branca.

O preenchimento começa defronte à Rua 3300 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200. Neste ponto, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.