Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Resultado do Concurso Fotográfico do ReciclaBC será divulgado em 31 de outubro

Lançado em abril deste ano, o concurso teve o intuito de sensibilizar estudantes de escolas públicas e privadas de BC sobre limpeza urbana e reciclagem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Os vencedores do Concurso Fotográfico ReciclaBC serão conhecidos em 31 de outubro, com entrega de premiação no Teatro Municipal Bruno Nitz. Lançado em abril deste ano pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, o concurso teve o intuito de sensibilizar estudantes de escolas públicas e privadas de Balneário Camboriú sobre limpeza urbana e reciclagem.

O prazo para o envio de fotografias terminou na terça-feira (15). Foram recebidas cerca de 500 fotos, a maioria produzida por estudantes da rede municipal de ensino. Elas estão sendo julgadas por três fotógrafos da região (Alfabile Santana, Dieter Klaus Bubeck e Rivo Biehl). Cada estudante podia enviar até duas fotografias com o tema “Reciclagem e Limpeza Urbana”. Todas serão publicadas no portal www.reciclabc.com.br. Os autores das três melhores ganharão passaportes para atrativos turísticos (confira abaixo quais são os prêmios).

No dia da premiação do Concurso Fotográfico, haverá também o encerramento e premiação da Gincana ReciclaBC, que envolveu milhares de estudantes de dezenas de escolas de Balneário Camboriú.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O concurso e a gincana fazem parte da Campanha ReciclaBC, lançada em março deste ano com o objetivo de aumentar a quantidade de resíduos recicláveis na cidade para que tenham a destinação ambientalmente correta. A campanha orienta sobre a forma de separar os resíduos e já visitou mais de três mil imóveis (incluindo condomínios, comércio em geral, órgãos públicos e, atualmente, visita moradias nos bairros).

Em setembro, a quantidade coletada de resíduos recicláveis e reutilizáveis aumentou 43,15% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram coletadas 207,82 toneladas (segundo melhor indicador desde o início da campanha).


PRÊMIOS DO CONCURSO FOTOGRÁFICO

1° Prêmio – 5 passaportes para Beto Carrero

2° Prêmio – 3 passaportes para o Parque Unipraias

3° Prêmio – 2 Passaportes para o Parque Unipraias


Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/ 

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usados não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta, o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.