Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Rio Canudos descarrega matéria orgânica no mar em Estaleiro

Com a estiagem, decomposição de matéria orgânica ficou concentrada e represada; Chuva e elevação da maré levou o material para o mar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Pescadores gravaram um vídeo na manhã deste sábado (06) mostrando a situação do Rio Canudos, na Praia do Estaleiro, com coloração escura e mau cheiro, e logo as imagens repercutiram nas redes sociais (o vídeo pode ser visto no final desta matéria).

Nesta tarde, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Balneário Camboriú esclareceu que o trajeto do Rio Canudos acumula grande quantidade de material orgânico da bacia hidrográfica, o que causa a formação de um lodo no fundo com coloração escura, resultado da decomposição de matéria orgânica, tais como restos de vegetação, algas, animais aquáticos mortos, dentre outros.

Com a forte estiagem, esse material fica mais concentrado e, consequentemente, escuro e fétido, ficando represado em sua foz, que abre para o mar somente em eventos de chuva forte, ou elevação da maré, como as que ocorreram na sexta-feira (5).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Prefeitura de Balneário Camboriú ressalta que por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e EMASA tem feito vistorias nas residências pelo projeto Águas Limpas, para coibir a deposição irregular de esgoto. Neste ponto, é muito importante a conscientização da população de que deve fazer o tratamento correto de seu efluente com tratamento anaeróbio e a manutenção de suas fossas para evitar vazamentos.

A EMASA trabalha intensivamente para levar a rede de esgoto a região das Praias Agrestes, mas, enquanto não há a cobertura total, o tratamento é da responsabilidade individual e cada morador deve fazê-lo de forma correta.

“Além de toda fiscalização, contamos com a colaboração dos moradores da região, depositando esgoto de forma adequada e denunciando quando souber de algum comércio ou residência que esteja cometendo irregularidades”, finaliza a Secretária de Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lensi.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.