Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Santa Catarina recebeu 224.310 doses de vacina contra covid em 24h

A orientação do estado é para que os municípios iniciem a vacinação dos novos grupos prioritários assim que receberem os imunizantes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good news

Siga-nos no Google News

Um novo lote com mais 21.060 doses da vacina do fabricante Pfizer chegou a Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 26, às 19h. Desta vez, 13 municípios vão receber doses desta vacina: Balneário Camboriú (1.170), Biguaçu (1.170), Blumenau (2.340), Brusque (1.170), Criciúma (2.340), Florianópolis (3.510), Itajaí (1.170), Jaraguá do Sul (1.170), Joinville (2.340), São José (1.170), Palhoça (1.170), Tubarão (1.170) e Araranguá (1.170). A distribuição dessas doses ocorrerá ao longo da semana.

+ Forças de segurança de BC serão vacinadas contra covid-19 nesta quinta

“Cada chegada de doses permite o avanço da vacinação em Santa Catarina. Hoje anunciamos mais grupos a serem imunizados como toda a força de segurança pública e profissionais que atuam no sistema prisional e socioeducativo. Além dos professores de todo o Estado, que já começaram a ser vacinados nesta quarta”, destaca o governador Carlos Moisés.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As vacinas desta remessa serão utilizadas como dose 1 para que os municípios deem continuidade à vacinação de pessoas de 18 a 59 anos de idade portadoras de comorbidades e de deficiência permanente grave, além de avançar na vacinação do grupo de trabalhadores de educação pública e privada, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte aéreo e portuário.

O secretário de saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, alerta que foi emitida uma nota técnica nesta quarta, orientando as secretarias municipais sobre a aplicação das doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer que chegaram ao estado nos dias 25 e 26 de maio.

“O governador Carlos Moisés determinou o reforço de várias ações importantes e emergenciais para o enfrentamento da pandemia. Uma delas é orientar o cumprimento das pactuações e aceleração das campanhas de vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Nesta etapa da campanha, é fundamental que as secretarias municipais de saúde sigam as definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, bem como as orientações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na campanha de vacinação. Os grupos prioritários devem ser vacinados seguindo as pactuações realizadas e a ordem de priorização estabelecida. Todas as informações podem ser consultadas na nota técnica.

Vacinação em SC: 203.250 novas doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz chegam a Santa Catarina

Santa Catarina recebeu nesta terça-feira, 25, nova remessa com mais 203.250 doses da vacina do laboratório AstraZeneza/Fiocruz. As vacinas chegaram ao aeroporto de Florianópolis às 23h30 e, após o desembarque, foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio onde a equipe da DIVE fez a recepção e organizará a logística de distribuição para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs). A distribuição deste novo lote começa na quarta-feira, 26, no período da tarde. Com mais essa remessa, o estado soma um total de 3.206.200 doses de vacinas Covid-19 recebidas até o momento.

“A chegada de novas doses reforça nosso plano de avançar na imunização de novos grupos, como dos profissionais de educação. Isso sem perder de vista a ampliação da cobertura de pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários. Hoje estarei em Brasília para garantir o envio de novos lotes que ampliem o ritmo de aplicação em Santa Catarina”, afirma o governador Carlos Moisés.

Todas as 203.250 doses recebidas nesta remessa serão enviadas aos municípios para aplicação da dose 1 (D1), ampliando o número de pessoas que irão iniciar o esquema vacinal, que é composto por duas doses, com intervalo de 12 semanas entre elas. A tabela com a quantidade de doses que será entregue para cada município será divulgada na tarde desta quarta, 26.

“O Estado de Santa Catarina sempre distribuiu as vacinas com agilidade e, agora, é preciso que os municípios avancem na vacinação das comorbidades e dos outros grupos prioritários”, destacou o secretário André Motta Ribeiro, que nesta quarta e quinta-feira cumprirá agenda em Brasília para tratar da vacinação junto ao Ministério da Saúde.

“Os estados do Sul enfrentarão um período de inverno em que, tradicionalmente, ocorre um aumento no número de casos de doenças respiratórias. Portanto, solicitaremos o uso de reserva emergencial das vacinas para atender a população dessas regiões, para que possamos passar esse período de sazonalidade com a maior parte da população protegida”, afirma.

Doses recebidas na terça já foram distribuídas

Um total de 187.755 doses da vacina AstraZeneca que chegaram ao estado na noite da última terça-feira, 25, já foram entregues a todas as 17 centrais regionais. A distribuição começou no início da tarde. A orientação do estado é para que os municípios iniciem a vacinação dos novos grupos prioritários assim que receberem os imunizantes.

A Secretaria da Saúde também recomenda que seja intensificada a vacinação nos grupos de pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave, buscando estratégias para alcançar o maior número de pessoas, considerando as orientações da Nota Técnica Conjunta Nº 01 SES/COSEMS/2021.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.

camboriú shop

Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!