Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Saúde alerta de BC sobre importância da vacinação contra febre amarela

A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade; idosos a partir de 60 anos devem procurar orientação médica para verificar indicação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A Secretaria de Saúde alerta que as pessoas que precisam atualizar a carteira de vacinação devem se dirigir às unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, inclusive nas UBSs em horário estendido até as 21h30 (Ariribá, Barra, Nações, Nova Esperança, Municípios e Vila Real). A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas de nove meses a 59 anos de idade; idosos a partir de 60 anos devem procurar orientação médica para verificar indicação.

Siga o @camboriunews no Instagram

“O vírus está circulando em todo o vale do Itajaí, por isso, é essencial que a população compareça para se vacinarem, pois a vacina está disponível em todas as UBSs do município, gratuitamente”, afirma a médica-veterinária, Fabiana Ribeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Na sexta-feira (6), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú registrou a primeira morte por febre amarela. O paciente era morador de Camboriú e não tinha registro de vacinação. Infelizmente, este caso serve de alerta e reforça ainda mais a importância da vacina para combater a febre amarela.

SC tem seis casos confirmados
Santa Catarina possui seis casos confirmados de febre amarela em humanos, todos registrados em homens jovens e pacientes que não possuem o registro de vacinação. Em Balneário, 60.60% da população está vacinada contra a doença.

Vale ressaltar que a febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos, inclusive, o Aedes Aegypti – conhecido por transmitir doenças como a dengue, chikungunya e zica, e a única forma de prevenção é por meio da vacina.

Sintomas
Os sintomas são febre alta de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para o estado grave, pode ocorrer dor abdominal, olhos amarelados, hemorragias e funcionamento inadequado de órgãos, como fígado e rins.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.