Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Saúde Balneário Camboriú discute metas de enfrentamento ao coronavírus

De acordo com a secretária de Saúde, Andressa Hadad, há dois casos suspeitos em Balneário Camboriú; ambos estão sob controle da epidemiologia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na noite desta segunda-feira (2), cerca de 70 profissionais de saúde – da atenção básica e especializada do município -, se reuniram no Hotel Marambaia em Balneário Camboriú para discutir medidas de prevenção e combate à infecção respiratória causada pelo novo coronavírus.

Siga o @camboriunews no Instagram

A reunião, convocada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como principal objetivo atualizar os profissionais, especialmente os que atuam na ponta dos atendimentos, como médicos e enfermeiros, para o manejo dos pacientes, bem como, repassar todas as informações e materiais preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Importante ressaltar que a Secretaria se mantém atenta diante das atualizações e que monitora as informações constantemente. Tudo para garantir segurança aos profissionais na divulgação das notícias acerca da doença e dos casos. De acordo com a secretária de Saúde, Andressa Hadad, há dois casos suspeitos em Balneário Camboriú; ambos estão sob controle da epidemiologia.

Comissão de controle

Desde o dia 30 de janeiro, a comissão de controle, integrada também pelos hospitais privados, atua na prevenção e combate ao coronavírus em Balneário Camboriú. Inclusive, na reunião desta segunda-feira estiverem presentes representantes da Unimed Litoral e do Hospital do Coração – que integram a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Nós, enquanto secretaria municipal de Saúde fazemos o controle de todas essas unidades, sejam elas privadas ou públicas”, explica a secretária Andressa.

Definição de caso suspeito

Até o momento são considerados suspeitos pacientes que viajaram nos últimos 15 dias para os países considerados de risco, e que, apresentem os seguintes sintomas ou não de: febre acompanhada de tosse, coriza, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, batimento de asa nasal, dificuldade para respirar. Além disso, são considerados casos suspeitos pacientes que tiveram contato com pessoas que viajaram nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, para as áreas de transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente a lista de países que são critérios para investigação como caso suspeito são: China, Austrália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.

A Secretaria de Saúde recomenda que em qualquer um destes casos, o paciente entre em contato com uma unidade de saúde ou ainda com a vigilância epidemiológica do município. O telefone de sobreaviso da Vigilância Epidemiológica é (47) 99243-4894.

Recomendações

O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus. Por isso, é fundamental manter os cuidados básicos. São eles:

-lave as mãos com frequência com água e sabonete líquido – lembrando de lavar as mãos até os cotovelos, por, pelo menos, 20 segundos;
-higienize as mãos com formulação alcoólica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
-ao tossir, utilize lenço descartável para cobrir a boca;
-quando espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca usando lenço descartável ou seu cotovelo;
-evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-mantenha os ambientes bem ventilados e evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
-evite lugares com aglomeração de pessoas, especialmente se estiver com sintomas de doença respiratória.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.