Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Santa Catarina terá mudança significativa de temperatura do ar nas próximas horas

A quarta-feira (06) será marcada pelo declínio acentuado de temperatura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A tarde da última terça (5), foi marcada pelo avanço de uma frente fria. Este sistema favoreceu a nebulosidade mais intensa na maioria das regiões ao longo do dia, especialmente nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Desde a manhã de terça, a chuva ocorreu no Oeste e Meio Oeste, pode ser observar que este fator foi determinante para que a temperatura do ar não subisse como nas regiões como o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e principalmente o Litoral Norte.

Temperatura máxima do ar no dia 05/05/2020. Fonte Epagri/Ciram.

Se compararmos as menores mínimas (Planalto Sul) e as maiores máximas (Litoral Norte), houve quase 20 graus célsius de diferença. A nebulosidade, a chuva, e virada do vento do quadrante norte para o quadrante sul nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, resultaram nesta grande diferença de temperatura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta quarta-feira (06), será marcada pelo declínio acentuado de temperatura, devido ao avanço de uma massa de ar frio seco, de origem polar ao Sul do país. As mínimas, que, normalmente ocorrem ao nascer do dia, deve ocorrer no período noturno.

O frio esperado para os próximos dias favorece temperatura mínima baixa e até mesmo negativa em algumas regiões com previsão de geada.

Vento forte e mar agitado com risco ressaca

Devido a um ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do Uruguai e RS, e o avanço de um intenso sistema de alta pressão no Sul do Brasil, a previsão é de vento sudoeste a sul com rajadas fortes de 50 a 80 km/h na quarta (06) e na quinta-feira (07), mais intensas ao sul de Florianópolis. Mar agitado, com ondulação de sul e picos de 2,5 a 3,0 m, com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Previsão do tempo

Quarta-feira (06/05):

  • Tempo: manhã com chuva isolada em SC. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões, sobretudo do Oeste ao Litoral Sul.
  • Temperatura: em declínio acentuado, a mínima ocorrerá à noite.
  • Vento: sudoeste passando a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral.
  • Sistema: alta pressão, intensa massa seco e frio de origem polar, no Sul do Brasil.

Quinta-feira (07/05):

  • Tempo: firme e ensolarado em todas as regiões de SC. No Litoral Norte formação de nevoeiro isolados na madrugada e amanhecer.
  • Temperatura: baixa, com mínima de -5°C e 4°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada ampla. No decorrer do dia temperatura em gradativa elevação, amena no Litoral.
  • Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral especialmente na madrugada e manhã.
  • Sistema: alta pressão, intensa massa seco e frio de origem polar, no Sul do Brasil.

Sexta-feira (08/05):

  • Tempo: seco e frio, com sol em SC. Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte col com algumas nuvens e formação de nevoeiro isolados na madrugada.
  • Temperatura: em gradativa elevação no decorrer do dia, amena no Litoral. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de -5°C e 4°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada ampla.
  • Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (09/05):

  • Tempo: ensolarado do Oeste ao Litoral Sul e sol com algumas nuvens na demais regiões de SC.
  • Temperatura: em elevação no decorrer do dia. Temperatura segue baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de -5°C e 5°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada.
  • Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (10/05):

  • Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões de SC.
  • Temperatura: em elevação. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de 0°C e 2°C com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
  • Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.