Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Temporada de pesca da tainha inicia em Balneário Camboriú

A pesca ocorrerá em nove pontos identificados com placas, nas praias Central, Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Neste domingo (1º), começou a temporada de pesca da tainha, que segue até 31 de julho. Em Balneário Camboriú, a pesca ocorrerá em nove pontos identificados com placas, nas praias Central (na altura das ruas 3100, 3700 e 4000), Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.

Durante a temporada, não é permitido o uso de armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além do uso de cilibrim e fisgas. Também é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadores e embarcações motorizadas nas orlas das praias. Nos locais em que a prática ocorre, as embarcações devem manter o afastamento de uma milha náutica (1,852km).

A temporada de pesca da tainha tem o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, das secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente e Turismo, que junto da Subprefeitura da Região Sul e da Colônia de Pescadores Z-7, atuarão dando estrutura, orientações e fiscalizando a atividade. Abrigados em tendas fornecidas pelo Município, os pescadores farão as chamadas vigias, ou seja, observarão o mar no aguardo do cardume.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nos dias que antecederam a safra, os pescadores prepararam as canoas, pintando-as, em uma atividade que é uma espécie de celebração comunitária. As embarcações são anualmente revisadas, consertadas e pintadas. Os pescadores, de maneira empírica, usam cores contrastantes nas canoas, para melhor visualização da embarcação no mar. Atualmente, aproximadamente 200 famílias vivem da pesca artesanal da tainha em Balneário Camboriú.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.