Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Tubos e equipamentos da obra de alargamento foram retirados da Praia Central

O trabalho que está sendo feito agora é o de terraplenagem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Nesta terça-feira (30), uma última carreta retirou os derradeiros equipamentos que ainda ocupavam o canteiro de obras do Pontal Norte da Praia Central de Balneário Camboriú. O trabalho que está sendo feito agora é o de terraplenagem e, posteriormente, o acabamento do espaço ocupado pelo canteiro, então toda esta etapa da recuperação da orla da Praia Central estará concluída e a praia totalmente liberada ao público.

“Esta é a conclusão de uma obra histórica e exitosa em todos os sentidos, que está servindo de incentivo e farol a obras de proteção costeira em todo Brasil. Foi uma obra rápida e muito bem executada que realizou o sonho acalentado pela população de Balneário Camboriú por décadas. Muitos achavam que era irrealizável, ou ficção, mas está aí o resultado, maravilhoso e realizado, a nova Praia Central de Balneário Camboriú, a renovação do nosso cartão-postal primeiro, convidando as pessoas e se transformando num dos principais atrativos, entre tantos, para a retomada da economia e para a supertemporada 2021/2022. Temporada que será aberta no próximo sábado (04), às 18 horas, em frente a Praça Almirante Tamandaré, com espaço de lazer e diversas atrações ao longo do dia. Estão todos convidados para este evento histórico!”, comemora o prefeito Fabrício Oliveira.

A temporada de verão em Balneário Camboriú será aberta no dia 4 de dezembro (sábado) nas areias da nova Praia Central, com apresentações musicais, atividades esportivas e brincadeiras. A estrutura do evento já está sendo montada na areia da praia, na altura da Praça Almirante Tamandaré.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Haverá palco para shows, arena para competições esportivas e um espaço infantil que abrigará brinquedos infláveis gigantes. Tendas para descanso também farão parte da estrutura, que ocupará a nova faixa de areia da altura do Calçadão até a altura da Avenida Alvin Bauer. Antes, a partir de sexta-feira, ocorrem competições esportivas na orla.


Dados da Recuperação da faixa de areia da Praia Central

Objetivo é devolver à orla as mesmas condições que tinha no passado.

Largura da praia passou de 25 para 70 metros, em média.

Tamanho da Praia Central: 5,8 km.

Areia veio de jazida a 15 km da costa.

Quantidade de areia trazida para a orla: 2,2 milhões de metros cúbicos

Obra de proteção estrutural da orla vem sendo debatida desde os anos 1990.

Plebiscito foi feito em 2001, acompanhado pelo TRE/SC, apontou que 71% dos que se manifestaram foram favoráveis à obra.

Depois da concessão da LAP em 2018, estudos foram contratados em cumprimento das 42 condicionantes.

Em 15/12/2020 foi autorizada a Licença Ambiental de Instalação (LAI) da recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú.

No dia 18/12/2020 foi assinado o contrato com o Consórcio DTA / Jan De Null, vencedor da licitação.

Tubos para a obra começaram a chegar em março deste ano.

Draga Galileo Galilei começou o preenchimento em 22 de agosto deste ano

A última descarga da draga foi em 31 de outubro do corrente.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.