Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Uso correto das ciclofaixas de BC é tema de abordagem

Na manhã de domingo (2), Agentes de Trânsito reforçaram a campanha dando ênfase ao uso correto dos patinetes/ciclomotores/bicicletas elétricas nas ciclofaixas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A campanha “No trânsito, dê sentido à vida” ocorre no município desde o ano passado, conscientizando a população a valorizar a vida seguindo as normas de trânsito de forma correta. Na manhã de domingo (2), o setor da Educação do Trânsito da Secretaria de Segurança do Município reforçou a campanha dando ênfase ao uso correto dos patinetes/ciclomotores/bicicletas elétricas nas ciclofaixas de Balneário Camboriú.

As abordagens ocorreram durante a manhã, na Avenida Atlântica com o objetivo de relembrar e orientar os usuários. “O intuito é instruir e informar os proprietários e usuários dos equipamentos de mobilidade individual sobre o uso correto da utilização dos mesmos”, afirmou a pedagoga da Secretaria de Segurança, Karine Winter. Muitas pessoas que passavam a pé próximas ao local, também pediram informações e tiraram suas dúvidas em relação à regulamentação dos patinetes e ciclomotores.

LEIA TAMBÉM:
Ciclista colide em caminhão na Estrada da Rainha

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Secretário de Segurança, David Queiroz, reforça que desde agosto de 2019 o decreto de regulamentação do uso de veículos de mobilidade individual possui novas regras para os condutores. “O decreto veio para trazer uma segurança maior para todos que utilizam a ciclovia e para que não ocorram acidentes. Estamos também dispostos a tirar qualquer dúvida que os condutores tenham neste assunto, pois queremos o bem para todos. A ideia não é proibir, mas, sim, proteger os condutores e a população”, comentou.

Fique atento às normas do decreto:

– Patinetes

A condução de patinetes, veículos de transporte individual, só será permitida em ciclofaixas ou ciclovias em uma velocidade inferior a 20 km/h. No caso da ciclofaixa da Avenida Atlântica, fica proibido o uso do equipamento entre 8h e 12h de fins de semana e feriados. Além disso, não será permitido transitar por calçadas com o patinete.

– Bicicletas elétricas

É permitida a circulação em ciclovias ou ciclofaixas, desde que possua espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, bem como pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.

– Ciclomotores

Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,20 m. O decreto proíbe a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A, ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não será permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas, já que eles podem ameaçar a segurança de outras pessoas que transitam por esses lugares. Para obter a ACC, o cidadão precisa preencher os requisitos exigidos para as categorias A, B e C de habilitação: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir CPF. A solicitação deve ser feita na sede do Detran, na Avenida do Estado, 4243.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.