A vacinação contra a dengue em Balneário Camboriú terá início nesta quinta-feira (15), voltada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu 1.390 doses do imunizante na última terça-feira (13).
De acordo com atualização feita pela Regional de Saúde nesta quarta-feira (14), todas as doses recebidas poderão ser aplicadas, já que os reforços para a segunda etapa da imunização serão enviados no prazo de três meses. A vacina será distribuída nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacinação, com atendimento das 8h às 17h.
A aplicação será realizada por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques, sendo necessário apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação. Pacientes vinculados a unidades sem sala de vacinação deverão procurar a UBS mais próxima.
Segundo a prefeitura, esta é a primeira vez que o município recebe doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal prevê duas aplicações, com intervalo de 90 dias. A orientação da Secretaria de Saúde é para que a vacinação ocorra no município de residência do paciente.
As doses foram distribuídas proporcionalmente ao número de pessoas na faixa etária cadastradas em cada unidade.
Unidades com sala de vacinação:
- UBS Central – Rua 1500, nº 1100
- UBS Bairro da Barra – Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n
- UBS Bairro São Judas – Rua Maurício Venâncio Cunha, 130
- UBS Bairro Nova Esperança – Rua Boa Vista, s/n
- UBS Bairro Vila Real – Rua Dom Abelardo, nº 400
- UBS Bairro dos Municípios – Rua Alfredo Wagner, s/n
- UBS Bairro das Nações – Rua Marshal, 180, esquina com Rua Itália
- UBS Bairro Ariribá – Avenida dos Tucanos, 300
- UBS Bairro Estados – Rua Pernambuco, s/n
Dados da dengue no município
Até o dia 9 de maio, Balneário Camboriú registrava 360 casos positivos de dengue. Desses, 172 são autóctones, quatro importados, 148 indeterminados e 36 permanecem em investigação.